A BYD, greentech chinesa voltada para a eletrificação com foco em carros elétricos, anunciou a segunda geração de sua tecnologia de baterias Blade. A nova bateria da BYD tem um incrível alcance de 1.000 km.
O anúncio foi feito durante uma reunião com a imprensa pelo CEO da marca, Wang Chuanfu.
Nova bateria da BYD terá alcance de 1.000 km
Produzida pela FinDreams Battery, subsidiária da BYD, a nova bateria será equipada nos modelos que chegam ao mercado em agosto. A ideia é aumentar sensivelmente a autonomia dos carros do portfólio da marca.
O maior alcance se dá ao aumento da densidade de energia acumulada na bateria. Atualmente, os modelos da BYD contam com bateria de 140 Wh/kg, mas as novas têm uma expectativa de aumentar para 190 Wh/kg.
Além disso, otimizou o volume, peso e consumo de energia da bateria, melhorando também a condução e dinâmica dos veículos.
O resultado é que os modelos atuais, cuja autonomia gira em torno de 200 a 500 quilômetros, cheguem facilmente aos 1.000 quilômetros.
Se o aumento for confirmado, a empresa já deve começar a trazer o novo projeto de bateria em seus próximos lançamentos.
Leia também:
Novo SUV elétrico da BYD já tem data de lançamento (e virár para o Brasil).
Como funcionam as baterias da BYD?
Lançadas em 2020, as baterias Blade são formadas por lâminas finas produzidas de fosfato de ferro-lítio (LFT na sigla em inglês). Trata-se de um material intrinsecamente mais resistente e seguro que outros tipos de bateria.
A segunda geração promete não só ser mais eficiente do ponto de vista energético, como também ocupam menos espaço, quando comparadas às baterias comuns.
De acordo com a empresa, também são mais seguras, de modo a resistir a impactos sem pegar fogo ou explodir. Além disso, podem durar até 5 mil ciclos de carga e descarga sem perder sua capacidade máxima.
Impacto no mercado
A promessa de autonomia de 1.000 km pode eliminar o maior problema dos carros elétricos, a chamada “ansiedade de alcance”, que é também um dos principais obstáculos à adoção em massa dos carros elétricos.
Com a surpreendente autonomia será possível viajar grandes distâncias, o que poderá acelerar a transição para um futuro mais sustentável com veículos elétricos mais eficientes e acessíveis.
A segunda geração de baterias Blade chega ao mercado chinês em agosto. Até o momento a empresa não divulgou quais modelos serão equipados, mas espera que seja utilizada na ampla gama de veículos elétricos da BYD.