Engana-se quem pensa que pode usar qualquer capacidade ao pilotar uma moto. O Instituto da Qualidade Automotiva orienta qual é o modelo mais adequado para a sua segurança. Confira!
Qual o capacete mais seguro para moto?
É obrigatório que o capacete seja certificado por um Organismo de Certificação de Produto (OC) acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Essa determinação está sinalizada na portaria de 2022 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
“O selo de certificação é mais do que uma simples etiqueta em um capacete. É a garantia de que o condutor e passageiro estão adquirindo um item cuja qualidade e segurança foram rigorosamente testadas”, destaca Sergio Kina, gerente de operações do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA).
A propósito, a entidade tem autorização expedida pela Cgcre do Inmetro para certificar vários componentes automotivos. Além do capacete, a lista inclui outros itens, como pneus, rodas e vidros.
Leia também:
-
C6 Bank tem nova modalidade de financiamento de motos novas e seminovas: como funciona?
-
Moto mais vendida do país tem mais de 50% de participação no mercado
Como saber se o capacete é seguro?
Basta acessar o site do Inmetro no seguinte endereço: https://www.inmetro.gov.br/prodcert/. Lá, você confere se o produto foi devidamente certificado.
De acordo com Kina, a preocupação com a qualidade de um capacete não pode ser ignorada pelos motociclistas.
“Também é preciso ter cuidado com o local onde é comprado o produto. O ideal é sempre priorizar revendedores autorizados e confiáveis, evitando a compra de fontes desconhecidas ou suspeitas, pois há um risco maior de adquirir produtos falsificados ou de qualidade inferior”,
O que acontece se levar multa sem capacete?
O uso do capacete é obrigatório, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A falta dele gera uma multa de R$ 293,47. O motociclista pode haver ainda a suspensão do direito de dirigir e ter o recolhimento da moto.
O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe.
Leia também: Combustível tá caro? 5 motos “baratinhas” para economizar na hora de abastecer