Não é preciso ser um expert para saber que o capacete é o principal item de segurança para andar de moto por aí, porém muita gente ainda tem dúvida quando o assunto é a validade deste equipamento. Afinal, quando é preciso trocá-lo?
Validade do capacete de moto
É absolutamente impensável do ponto de vista de segurança, andar de moto sem utilizar o capacete.
Dessa forma, o item obrigatório representa o mais alto grau de cuidado com a vida no trânsito ao trafegar com motocicletas.
No entanto, muita gente desconhece o tempo útil do equipamento, ou seja, sua validade (se é que há).
Tem validade ou não?
Segundo o assessor de assuntos econômicos do Sindipostos Ceará, Antônio José Costa, os capacetes não possuem um prazo de validade, porém, é preciso se atentar a alguns detalhes que podem comprometer a funcionalidade do equipamento.
“Os fabricantes recomendam a substituição do capacete em média de três a cinco anos, mesmo que não tenha sofrido nenhum impacto”, afirma Antônio José.
O principal motivo para a troca em no máximo cinco anos se dá pelo desgaste decorrente do uso do capacete.
Com o tempo, o item passa a ter, especialmente em sua parte interna, a degradação de materiais que diminuem a absorção de impactos.
Além disso, com o uso, o equipamento fica exposto a condições adversas, como luz solar intensa e temperaturas extremas, o que contribui para seu desgaste.
Vale lembrar que, segundo os fabricantes de capacetes, o mais indicado para estes artigos, quando não estiverem em utilização, é protegê-los da luz, de preferência em locais arejados.
Substituir após acidentes
Se com o tempo naturalmente o capacete se desgasta pelos motivos citados acima, em uma eventual queda ou colisão, a troca do equipamento se torna indispensável.
Isso porque independentemente do tempo de uso, após um grande impacto, o item tende a sofrer danos estruturais que podem colocar em risco à vida dos passageiros em um novo acidente.
Importância do capacete
Se ainda há alguém que não saiba a importância do capacete para segurança dos motociclistas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o objeto é responsável por evitar em até 40% o risco de morte e em até 70% as chances de ferimentos graves na cabeça, em casos de acidentes.
Sendo assim, é essencial, não só utilizá-lo, como também garantir as boas condições de uso do capacete para evitar danos significativos e fatais.
Para essa e outras informações a respeito de segurança em duas rodas, acesse o Garagem360!