Alta da gasolina dispara habilitação para motos; veja como tirar a sua

4 melhores motos para rodar na estrada e na cidade
 (Foto: Divulgação/BMW)
publicidade

Levantamento exclusivo do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) indica que o número de primeiras habilitações para categoria A (moto) emitidas em março deste ano cresceu 64,7% no Estado, se comparado com o mês de fevereiro. 

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Foram 2.002 novas habilitações, contra 1.214 no mês passado. Este é o maior número registrado desde janeiro de 2020, quando 2.104 carteiras foram emitidas. Veja detalhes sobre o crescimento e aproveite para saber como ter a sua CNH para motos (categoria A).

publicidade
cnh para motos
(Foto: Pixabay)

Motos: Economia de combustível

O crescimento em março coincide com a alta no valor da gasolina, que aumentou 6,9% no período, e atualmente está, em média, na casa dos R$ 7,32 por litro, segundo levantamento do Índice de Preços Ticket Log, empresa de gestão de frotas que monitora os preços de 21 mil postos do País. 

VEJA TAMBÉM

Dessa forma, os veículos de duas rodas são opções interessantes para quem procura gastar menos com gasolina. Com apenas um litro de combustível, motos, scooters e motonetas podem rodar até 50 km. Um carro popular dentro das melhores condições circula em média de 14 a 19 km/l com a mesma quantidade do combustível.

publicidade

“A alta reflete a busca por um combustível mais econômico. Os números mostram que a troca do carro pela moto é uma das alternativas encontradas para condutores que circulam constantemente”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran-SP. “Mas é muito importante que todos os cidadãos façam todo o processo de habilitação de forma correta, nas autoescolas credenciadas pelo Detran”, ressalta.

O presidente do Sindicato das Autoescolas de São Paulo (Sindautoescola-SP), José Guedes Pereira, acredita que, além da alta do combustível, esse aumento também tenha relação com o desemprego causado pela pandemia.

publicidade

“Em março, o principal fator pelo aumento foi a alta dos combustíveis, pois rodar de motocicleta gera um melhor custo para quem trabalha com o veículo”, afirma.

“Mas, durante a pandemia, a procura deu sinais de evolução, pois muitas pessoas que perderam ou tiveram o salário reduzido viram o veículo de duas rodas como uma ferramenta para fonte de renda”, destaca Guedes.

Honda X-ADV 2022. (Foto: Honda)
publicidade

Como se habilitar para pilotar motos (tirar a CNH para motos)

Os interessados em começar a pilotar motocicletas devem obter habilitação na categoria A da CNH. Assim como nas demais categorias da carteira, o requisito básico é ser maior de 18 anos e saber ler e escrever.

O processo de habilitação se inicia com a inscrição em uma autoescola credenciada pelo Detran de seu Estado –  em São Paulo, são 2.748 estabelecimentos disponíveis. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) obriga o candidato à realização de exame médico-psicológico (psicotécnico) e a 45 horas de curso teórico. 

Ao final do curso, o aluno realiza o exame teórico. Após concluir esse processo, são mais 20 horas de aulas práticas de pilotagem. E, por fim, o teste prático. Para mais informações, o Detran-SP disponibiliza um passo a passo completo em seu site.

publicidade
Motos Yamaha 2022 cnh para motos
(Foto: Divulgação/Yamaha)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar