Aprenda a calcular o consumo de combustível do seu carro sem dificuldade

Calcular o consumo de combustível é uma tarefa importante para entender o desempenho do veículo, assim como os gastos com abastecimento.

Existem diferentes formas de calcular este consumo, e com a ajuda Zapay, elaboramos este pequeno post.

Calcular o consumo de combustível pode ajudar bastante - foto: Freepik
Calcular o consumo de combustível pode ajudar bastante – foto: Freepik

Como calcular o consumo de combustível

O cálculo mais simples é fazer a divisão dos quilômetros rodados pelos litros abastecidos.

Para fazer esse cálculo, siga os passos abaixo:

1. Anote a quilometragem atual do veículo.

2. Abasteça o tanque completamente.

3. Anote a quilometragem novamente após percorrer uma distância significativa.

4. Verifique a quantidade de litros de combustível necessários para encher o tanque novamente.

5. Use a fórmula:
km percorridos ÷ litros abastecidos = quilometragem por litro

O exemplo leva em consideração um carro que percorre 800 km e precisou abastecer 68 litros, o veículo teve um consumo de 11,76 km/l.

Se preferir, a startup disponibiliza gratuitamente uma calculadora: clique aqui para calcular.

Vale ressaltar que o rendimento do veículo varia conforme fatores como o combustível usado, condições da via e do trânsito, assim como a velocidade média, aceleração, calibração dos pneus, entre outros.

Além disso, você pode calcular o custo multiplicando o consumo do veículo pelo preço atual do combustível. Assim, você terá uma estimativa do valor a ser gasto durante a viagem.

Como economizar combustível

Acha que seu carro está “bebendo além da conta”?

O primeiro passo é fazer uma revisão, pois alguns componentes como as velas podem não estar boas e será necessária a troca.

Agora se não há problemas, alguns pontos devem ser avaliados, como:

  • Calibre os pneus corrretamente. Acredite, pode não parecer, mas faz diferença.
  • Evite acelerações bruscas e mantenha uma condução suave.
  • Durante percursos mais longos, evite manter os vidros abertos em alta velocidade, uma vez que pode aumentar a resistência do ar e o consumo de combustível.
  • Nesse caso, é recomendado o uso do ar condicionado, mesmo ele consumindo um pouco mais de gasolina. No final, a diferença é pouca, principalmente em viagens.
  • Se possível, não carregue muito peso, visto que o excesso de carga vai exigir que o motor trabalhe mais para fazer o veículo se movimentar. Como consequência, há um aumento no consumo do combustível.
Álcool ou gasolina? - Foto: Freepik
Álcool ou gasolina? Com qual encher o tanque?- Foto: Freepik

Gasolina ou etanol?

A Zapay também levantou este questionamento. Os dois combustíveis são bons, mas o etanol tem uma explosão maior dentro dos pistões.

Ou seja, ele faz o motor render mais, no entanto o consumo é maior. Por isso, você vê nos manuais do carro e nas medições do Inmetro que os carros têm um consumo maior com etanol, em contrapartida, ele tem uma velocidade maior. 

Se você não faz questão e tanto faz um ou outro, o ideal é fazer o cálculo de quando sai mais barato abastecer com etanol.

E é bem simples: basta dividir o preço do litro do etanol pelo preço do litro da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, o álcool é mais vantajoso. Se for maior do que 0,7, a melhor opção é a gasolina.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de viagens rápidas, mas sonho em viajar em um cosmic car para o espaço sideral.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar