Reconheça os sinais da falta de óleo no câmbio automático do carro

confira os sinais de que está na hora de trocar o óleo do câmbio automático

A falta de óleo no câmbio automático do carro pode prejudicar diversos componentes do sistema, bem como na manutenção geral do veículo. Entenda as complicações!

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

confira os sinais de que está na hora de trocar o óleo do câmbio automático
confira os sinais de que está na hora de trocar o óleo do câmbio automático (Foto: Pixabay)

A importância da troca de óleo no câmbio automático

Os câmbios automáticos ficaram populares e caíram no gosto do motorista brasileiro. Isso acontece pela facilidade e comodismo que ele agrega ao trânsito.

Segundo levantamento da Bright Consulting, entre janeiro e junho de 2021, 55,5% dos veículos emplacados no país são equipados com transmissão automática e suas variações, enquanto os manuais representam 44,5% dos emplacamentos.

VEJA TAMBÉM

Neste contexto, apesar dos diferentes tipos de transmissão, o cuidado com a troca de óleo do câmbio automático é uma preocupação comum entre os proprietários deste tipo de veículo.

No entanto, o sistema de transmissão automática exige alguns cuidados essenciais, como por exemplo, a periodicidade da troca de óleo. Dessa forma, a seguir, veja alguns sinais que está na hora de trocar o óleo da transmissão automática do veículo.

Trancos nas marchas

Alguns dos principais sintomas que está na hora de trocar o óleo é quando acontecem trancos frequentes na hora de trocar a marcha. Por se tratar de câmbios automáticos os trancos não deviam acontecer já que geralmente eles ocorrem quando o condutor não engata a marcha de forma correta.

Caso isso esteja acontecendo, pode ser um sinal de baixo nível de fluido de óleo na transmissão.

Patinação

Outro problema que se manifesta com frequência é a patinação. Isso é normalmente determinado pela falta de sincronismo entre o motor e o veículo. Este sintoma se manifesta com um aumento da velocidade. Dessa forma, significa que o engate não está acontecendo de forma correta e é preciso ficar alerta.

confira os sinais de que está na hora de trocar o óleo do câmbio automático
Caso o carro comece a patinar, é um sinal de que algo está errado com o sistema (Foto: Pixabay)

Barulhos estranhos no câmbio automático 

Alguns barulhos podem aparecer e também são consequência da falta de lubrificação. A transmissão automática quando trabalha de forma correta deve ser silenciosa.

Caso isso não esteja acontecendo, o mais aconselhável é verificar imediatamente a causa do problema para que ele não se agrave e prejudique os demais sistemas do veículo. Esse tal ruído é semelhante ao barulho de metais entrando em contato um com o outro.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

carro com desconto
Foto: Unsplash

Calor excessivo 

Outro fator que indica que algo está errado com a transmissão automática do veículo é o calor excessivo. Ele pode trazer sérios problemas ao sistema, inclusive apresentar falhas durante a condução.

A Automatik, oficina mecânica especializada em reparos de transmissão, explica que isso acontece porque com o aumento da temperatura, o óleo da transmissão perde as propriedades químicas, o que danifica a usualidade do mesmo. É importante destacar que, conduzir o veículo com temperaturas elevadas pode prejudicar a vida útil de todo o sistema.

Vazamento de óleo

O vazamento de óleo também é um indicativo que é a hora de realizar uma visita ao mecânico. O mesmo pode prejudicar a transmissão já que vai afetar a lubrificação do sistema. Quando está prejudicado, o fluído do câmbio automático possui cor amarelada e cheiro de queimado.

  • Aproveitando o assunto, conheça brevemente a transmissão automática da Fiat Toro:

 

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar