Chuva preta: veja como evitar danos aos carros
O que é chuva preta? Como ela se forma? Quais são os riscos para os carros? Como proteger o automóvel? Saiba todos os detalhes
A chuva preta assustou moradores do Rio Grande do Sul e municípios como Alegrete, na fronteira com o Uruguai. Ela apareceu após as altas ondas de calor que têm afetado (e muito) o nosso país. Mas, será que elas são prejudiciais para os carros? Como proteger os veículos? A seguir, o Garagem360 responde essas perguntas.
O que é chuva preta?
É uma condição que acontece quando as nuvens da chuva entram em contato com a fuligem das queimadas. Ou seja: a chuva preta não cai do céu.
Leia também:
-
Como dirigir na chuva de forma segura com 5 atitudes essenciais
-
Seguro auto cobre os danos causados pelas chuvas no RS? Especialista responde
A chuva preta é perigosa para o carro?
Depende. É preciso redobrar a atenção somente quando ela vem acompanhada de chuva ácida que, em grande parte dos casos, contém óxido de enxofre e óxido de nitrogênio.
Quais são as consequências da chuva ácida para os veículos?
Entre os principais problemas da chuva ácida, destacam-se a corrosão da pintura e as falhas na palheta do limpador de para-brisas.
Geralmente, os veículos perdem o brilho e a pintura fica opaca. Também é possível perceber que a pintura fica mais lisa.
Todo tipo de chuva exige cuidado do proprietário do veículo
De qualquer forma, independentemente se for chuva preta, chuva com ácido ou aquela que simplesmente cai do céu, é fundamental proteger o seu veículo.
Afinal, sol e chuva resultam em diversas consequências negativas para o automóvel, como:
-
Desgaste da pintura;
-
Superaquecimento do painel;
-
Manchas de tecidos;
-
Rachaduras no couro;
-
Deformação de borrachas e pneus;
-
Umidade e mofo.
Como proteger o veículo da chuva?
A primeira medida é sempre dar preferência para estacionamentos cobertos. Outra orientação é usar um protetor para a pintura do veículo.
Esta última alternativa é popularmente conhecida como vitrificação ou cristalização. No mercado, você pode encontrar produtos a partir de R$ 500.
De maneira resumida, trata-se de um tipo de verniz que, junto a outros componentes, forma uma película superficial.
Como resultado, o seu veículo é capaz de se proteger de vários danos, e não só das chuvas ácidas e das gotas normais que caem do céu.
Apesar de caro, o Garagem360 destaca que o produto oferece um ótimo custo-beneficio, pois deixa o seu carro mais seguro também contra fezes de animais e danos provocados pela luz solar direta.
E você, tem adotado outras medidas para proteger o seu veículo? Comente!
Leia também: Como evitar aquaplanagem em dias de chuva