Chuva preta: veja como evitar danos aos carros

O que é chuva preta? Como ela se forma? Quais são os riscos para os carros? Como proteger o automóvel? Saiba todos os detalhes

A chuva preta assustou moradores do Rio Grande do Sul e municípios como Alegrete, na fronteira com o Uruguai. Ela apareceu após as altas ondas de calor que têm afetado (e muito) o nosso país. Mas, será que elas são prejudiciais para os carros? Como proteger os veículos? A seguir, o Garagem360 responde essas perguntas. 

O que é chuva preta? 

É uma condição que acontece quando as nuvens da chuva entram em contato com a fuligem das queimadas. Ou seja: a chuva preta não cai do céu. 

Leia também:

A chuva preta é perigosa para o carro? 

Depende. É preciso redobrar a atenção somente quando ela vem acompanhada de chuva ácida que, em grande parte dos casos, contém óxido de enxofre e óxido de nitrogênio

Quais são as consequências da chuva ácida para os veículos? 

Entre os principais problemas da chuva ácida, destacam-se a corrosão da pintura e as falhas na palheta do limpador de para-brisas.

Geralmente, os veículos perdem o brilho e a pintura fica opaca. Também é possível perceber que a pintura fica mais lisa. 

Todo tipo de chuva exige cuidado do proprietário do veículo 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

De qualquer forma, independentemente se for chuva preta, chuva com ácido ou aquela que simplesmente cai do céu, é fundamental proteger o seu veículo. 

Afinal, sol e chuva resultam em diversas consequências negativas para o automóvel, como:

  • Desgaste da pintura;

  • Superaquecimento do painel;

  • Manchas de tecidos;

  • Rachaduras no couro;

  • Deformação de borrachas e pneus;

  • Umidade e mofo. 

Como proteger o veículo da chuva? 

A primeira medida é sempre dar preferência para estacionamentos cobertos. Outra orientação é usar um protetor para a pintura do veículo

Esta última alternativa é popularmente conhecida como vitrificação ou cristalização. No mercado, você pode encontrar produtos a partir de R$ 500.

De maneira resumida, trata-se de um tipo de verniz que, junto a outros componentes, forma uma película superficial. 

Como resultado, o seu veículo é capaz de se proteger de vários danos, e não só das chuvas ácidas e das gotas normais que caem do céu. 

Apesar de caro, o Garagem360 destaca que o produto oferece um ótimo custo-beneficio, pois deixa o seu carro mais seguro também contra fezes de animais e danos provocados pela luz solar direta. 

E você, tem adotado outras medidas para proteger o seu veículo? Comente! 

Leia também: Como evitar aquaplanagem em dias de chuva

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA