Olha, vou te confessar uma coisa, quando eu comecei no setor automotivo, lá em 2018, muito já se falava de carro elétrico, mas ainda era algo do futuro.
Hoje, 6 anos depois, eles já se tornaram comuns, nem chamam mais tanta atenção assim nas ruas.
Porém, mas ainda há muitas dúvidas sobre o real funcionamento deles e se eles realmente são seguros em determinadas situações, como as enchentes por exemplo.
VEJA TAMBÉM
É perigoso usar carro elétrico na chuva?
Nesses últimos tempos temos passado por fortes chuvas que causaram pontos de alagamento e enchentes em diversos locais do país, e com um foco maior na região sudeste, onde há uma concentração maior de carros elétricos.
Dessa forma, muitos ficam na dúvida: será que eles são realmente seguros nessas situações? Afinal, como sabemos, água e energia elétrica não são duas coisas que se misturam.
Porém, eu já vou te tranquilizar, porque os veículos elétricos, segundo os próprios fabricantes, são resistentes à água e conseguem até serem submersos sem danificar a bateria.
Afinal, antes de um modelo ser lançado e disponibilizado para o público, ele passa por uma série de testes que os colocam em situações que eles podem enfrentar no dia a dia.
Ou seja, a preocupação da combinação de água com eletricidade não é necessária quando o assunto é carro elétrico.
Se a bateria do veículo entrar em contato com água ou até for mergulhada, há uma interrupção na ligação entre bateria e motor – portanto, não há risco de que haja choque.
Isso acontece porque diferente dos carros mais tradicionais, que funcionam a combustão, o carro elétrico possui uma vedação entre os módulos eletrônicos e a bateria, impossibilitando a entrada de água.
Fazer a recarga de carros elétricos também é seguro?
A recarga de veículos eletrificados é totalmente viável mesmo com chuvas e inundações. Os carregadores e seus cabos são desenvolvidos em materiais que permitem o contato com água, mesmo que em alguns modelos ainda seja necessário um acessório que torne a tomada e a cabeça do carregador também à prova d ́ água.
Mas também não é só isso! Outro ponto positivo de carros elétricos em enchentes é o peso desses veículos. Por serem mais pesados que os carros a combustão, é menor a chance de que saiam flutuando caso ocorra uma inundação.
- Veja também:
- Alerta: fortes chuvas em SP e no RJ; veja como agir se estiver dirigindo
- 5 dicas que vão deixar a condução na chuva mais fácil e segura
- Garantia da BYD: o que está incluso na proteção de 5 anos da marca chinesa?
Volvo dá show em termos de segurança
Ainda está na dúvida? Se tem uma marca que é mundialmente conhecida pela segurança é a Volvo, que por sinal, é uma das maiores fabricantes de veículos eletrificados no mundo.
A marca fez um teste mergulhando um de seus veículos elétricos, que conseguiu rodar normalmente na água.
Mesmo assim, de forma geral, o recomendado é que a água não passe da metade da roda de um carro elétrico em um dia de enchente, uma vez que algumas partes internas não possuem a vedação adequada, podendo danificá-las, algo que também vale para os carros a combustão.
Espero ter te tranquilizado de alguma forma com esse post!