5 dicas que vão deixar a condução na chuva mais fácil e segura

Dirigir na chuva não é um bicho de sete cabeças. No entanto, para uma condução na chuva mais fácil e segura é preciso redobrar (ou mais a atenção). 

A Zapay, fintech especializada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, nos ajudou a desenvolver este post com 5 cuidados que todo condutor deve ter ao dirigir em dias de chuva. Acompanhe!

Como deixar a condução na chuva mais fácil e segura - Foto: Divulgação
Como deixar a condução na chuva mais fácil e segura – Foto: Freepik

 

Como dirigir na chuva? Veja como deixar a condução na chuva mais fácil e segura

Basicamente, você precisa manter uma distância segura dos demais veículos, ligar o farol baixo, acionar limpadores, entre outros pontos que você vê abaixo:

1 Mantenha a distância do veículo da frente

Com a pista molhada, o carro nem sempre responde como gostaríamos, como o tempo de frenagem que aumenta devido a menor aderência.

Daí a necessidade de manter uma distância segura em relação ao veículo da frente até para evitar possíveis colisões e engarrafamentos, especialmente em dias chuvosos. 

De acordo com a Zapay, você deve manter um intervalo de pelo menos quatro segundos entre os veículos, equivalente a cerca de 10 metros. 

2 Ligue o farol baixo

Independente se está na BR ou em vias urbanas, você precisa ligar o farol baixo. 

O Código de Trânsito Brasileiro – CTB estabelece que a luz baixa deve ser acesa sob chuva, neblina ou cerração. Do contrário pode render multa de multa de R$ 130,16 e 4 pontos na carteira.

3 Ligue os desembaçadores e acione o limpador de para-brisas

O vidro embaçou? Ligue o desembaçador e o ar-condicionado e os direcione para o painel. Caso o automóvel não tenha, será necessário ligar o sistema de ventilação ou deixar parte da janela aberta, de modo a favorecer a circulação do ar. 

Além disso, o uso dos limpadores de para-brisa é indispensável e obrigatório por lei. Condutor pego com os limpadores quebrados ou sem água no lavador pode ser multado em R$ 195,23, mais 4 pontos na carteira e retenção do veículo até a resolução do problema.

Veja também essas dicas de uso do ar-condicionado.

4 Diminua a velocidade

A chuva aumenta o risco de escorregamento devido à pista molhada. A recomendação da Zapay é reduzir a velocidade em até 80% do limite em chuvas moderadas e ainda menos em chuvas intensas

Outro ponto é a frenagem, que precisa ser gradualmente para evitar derrapagens e perda do controle do veículo.

5 Evite ultrapassagens

Devido às condições, dificuldade de frenagem e risco de derrapagem, o ideal mesmo é evitar as ultrapassagens. 

A recomendação é evitar esse tipo de manobra, sobretudo em estradas de pista simples e/ ou na subida. Mantenha a calma, permaneça na mesma faixa, em uma distância segura e tenha paciência ao dirigir em condições adversas. 

Além disso, adote técnicas de direção defensiva, como manter o carro em linha reta e tirar o pé do acelerador em aquaplanagem. 

Lembre-se também de manter as manutenções periódicas do veículo, principalmente nos freios, assim você vai garantir a segurança independente das condições. 

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar