HB20, Polo e C3: os carros “populares” vendidos no Brasil são seguros?

A segurança de um veículo é um dos pontos mais avaliados antes de comprar um carro. Por isso, o Garagem360 avaliou os resultados do Latin NCAP, que é responsável por analisar a segurança veicular dos automóveis. Confira o resultado dos principais carros populares do Brasil!

Teste do Polo Track -Foto: divulgação
Teste do Polo Track -Foto: divulgação

Como é o nível de segurança dos carros populares?

Citroën C3 recebe nota 0 em teste de segurança

Foto: divulgação
Foto: divulgação

No teste realizado em 2023, o Citroën C3 recebeu nota zero dos avaliadores. Entre os principais motivos que justificaram essa avaliação, destacam-se:

  • Instabilidade na estrutura;

  • Baixa proteção contra colisões frontais;

  • Ausência de proteção lateral para a cabeça;

  • Inexistência de lembrete do uso do cinto de segurança.

Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, faz duras críticas em relação ao veículo.

“É vergonhoso que a Stellantis, que sabe perfeitamente como desenvolver carros mais seguros a preços acessíveis, tenha projetado um carro de segurança tão ruim como o Citröen C3. Um carro dessa natureza representa uma afronta à saúde e à integridade dos latino-americanos, que são tão vulneráveis em situações de colisões e atropelamentos quanto os habitantes dos países onde a Stellantis jamais se atreveria a comercializar um carro com segurança tão precária. Como consumidores latino-americanos.

O executivo completa:

“Pedimos encarecidamente que a Stellantis pare de produzir carros que representam um risco tanto para seus ocupantes quanto para os outros usuários da via com os quais compartilham a estrada. A rotulagem de segurança dos veículos, incluindo as classificações por estrelas do Latin NCAP, é uma ferramenta fundamental para a produção de carros mais seguros na região. Também pedimos aos governos de cada país que incorporem essa ferramenta o mais rápido possível para o benefício da população e da economia”, explica o especialista.

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Polo Track ganha três estrelas em avaliação

Teste do Polo Track -Foto: divulgação
Teste do Polo Track -Foto: divulgação

Em dezembro de 2022, o Polo Track recebeu três estrelas após a sua avaliação. Para chegar a esse resultado, foram testados:

  • Impacto frontal;

  • Impacto lateral de poste;

  • Controle Eletrônico de Estabilidade;

  • Teste do alce (moose test);

  • Proteção de pedestres.

Hyundai HB20 vira referência em teste de segurança

Hyundai HB20 - Foto: divulgação
Hyundai HB20 – Foto: divulgação

Em 2020, o Hyundai HB20 obteve zero estrelas durante a sua avaliação. Naquele período, o fato de ter somente dois airbags de série contribuiu para essa nota.

Porém, em 2023, ele saltou para três estrelas, após adicionar seis airbags de série, incluir novas atualizações e implementar tecnologias ADAS. 

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, valoriza a atualização da montadora.

“A decisão da Hyundai de atualizar o equipamento básico de segurança do HB20 para seis airbags de série e ESC é mais do que bem-vinda e demonstra o efeito positivo no mercado dos resultados do Latin NCAP. O novo HB20 tem o potencial de alcançar uma classificação de estrelas mais alta e o Latin NCAP recomenda que a Hyundai busque um resultado de cinco estrelas para o modelo.”, explica.

Ele ainda orienta que as outras fabricantes usem a Hyundai como inspiração.

“Esperamos que os fabricantes que ainda não seguiram o exemplo da Hyundai, bem como outros fabricantes em direção a veículos mais seguros, tomem esse resultado como exemplo e ofereçam equipamentos básicos de série, como seis airbags, ESC, proteção para pedestres e almejem um desempenho de cinco estrelas no Latin NCAP. O Latin NCAP tem como objetivo democratizar a segurança dos veículos, os consumidores não devem ter que pagar mais pela segurança básica oferecida nos mercados desenvolvidos”, finaliza.

Como funciona o teste Latin NCAP dos carros populares?

O Latin NCAP executa testes de segurança passiva (teste de batida) e segurança ativa, que envolve a análise de diversos itens, como: controle eletrônico de estabilidade e frenagem autônoma de emergência.

Em paralelo, a empresa avalia o nível de proteção de ocupantes adultos e crianças a 64 km/h em batida frontal e 50 km/h em batida lateral.

Desde 2020, é feita a análise de proteção de pedestres em caso de colisão.

E para você, os carros “populares” são seguros? Comente!

O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe.

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