HB20, Polo e C3: os carros “populares” vendidos no Brasil são seguros?

Segurança dos carros "populares" do Brasil: HB20, Polo e C3. Veja a nota que eles receberam após avaliação.

A segurança de um veículo é um dos pontos mais avaliados antes de comprar um carro. Por isso, o Garagem360 avaliou os resultados do Latin NCAP, que é responsável por analisar a segurança veicular dos automóveis. Confira o resultado dos principais carros populares do Brasil!

Teste do Polo Track -Foto: divulgação
Teste do Polo Track -Foto: divulgação

Como é o nível de segurança dos carros populares?

Citroën C3 recebe nota 0 em teste de segurança

Foto: divulgação
Foto: divulgação

No teste realizado em 2023, o Citroën C3 recebeu nota zero dos avaliadores. Entre os principais motivos que justificaram essa avaliação, destacam-se:

  • Instabilidade na estrutura;

  • Baixa proteção contra colisões frontais;

  • Ausência de proteção lateral para a cabeça;

  • Inexistência de lembrete do uso do cinto de segurança.

Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, faz duras críticas em relação ao veículo.

“É vergonhoso que a Stellantis, que sabe perfeitamente como desenvolver carros mais seguros a preços acessíveis, tenha projetado um carro de segurança tão ruim como o Citröen C3. Um carro dessa natureza representa uma afronta à saúde e à integridade dos latino-americanos, que são tão vulneráveis em situações de colisões e atropelamentos quanto os habitantes dos países onde a Stellantis jamais se atreveria a comercializar um carro com segurança tão precária. Como consumidores latino-americanos.

O executivo completa:

“Pedimos encarecidamente que a Stellantis pare de produzir carros que representam um risco tanto para seus ocupantes quanto para os outros usuários da via com os quais compartilham a estrada. A rotulagem de segurança dos veículos, incluindo as classificações por estrelas do Latin NCAP, é uma ferramenta fundamental para a produção de carros mais seguros na região. Também pedimos aos governos de cada país que incorporem essa ferramenta o mais rápido possível para o benefício da população e da economia”, explica o especialista.

Leia também: 

Polo Track ganha três estrelas em avaliação

Teste do Polo Track -Foto: divulgação
Teste do Polo Track -Foto: divulgação

Em dezembro de 2022, o Polo Track recebeu três estrelas após a sua avaliação. Para chegar a esse resultado, foram testados:

  • Impacto frontal;

  • Impacto lateral de poste;

  • Controle Eletrônico de Estabilidade;

  • Teste do alce (moose test);

  • Proteção de pedestres.

Hyundai HB20 vira referência em teste de segurança

Hyundai HB20 - Foto: divulgação
Hyundai HB20 – Foto: divulgação

Em 2020, o Hyundai HB20 obteve zero estrelas durante a sua avaliação. Naquele período, o fato de ter somente dois airbags de série contribuiu para essa nota.

Porém, em 2023, ele saltou para três estrelas, após adicionar seis airbags de série, incluir novas atualizações e implementar tecnologias ADAS. 

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, valoriza a atualização da montadora.

“A decisão da Hyundai de atualizar o equipamento básico de segurança do HB20 para seis airbags de série e ESC é mais do que bem-vinda e demonstra o efeito positivo no mercado dos resultados do Latin NCAP. O novo HB20 tem o potencial de alcançar uma classificação de estrelas mais alta e o Latin NCAP recomenda que a Hyundai busque um resultado de cinco estrelas para o modelo.”, explica.

Ele ainda orienta que as outras fabricantes usem a Hyundai como inspiração.

“Esperamos que os fabricantes que ainda não seguiram o exemplo da Hyundai, bem como outros fabricantes em direção a veículos mais seguros, tomem esse resultado como exemplo e ofereçam equipamentos básicos de série, como seis airbags, ESC, proteção para pedestres e almejem um desempenho de cinco estrelas no Latin NCAP. O Latin NCAP tem como objetivo democratizar a segurança dos veículos, os consumidores não devem ter que pagar mais pela segurança básica oferecida nos mercados desenvolvidos”, finaliza.

Como funciona o teste Latin NCAP dos carros populares?

O Latin NCAP executa testes de segurança passiva (teste de batida) e segurança ativa, que envolve a análise de diversos itens, como: controle eletrônico de estabilidade e frenagem autônoma de emergência.

Em paralelo, a empresa avalia o nível de proteção de ocupantes adultos e crianças a 64 km/h em batida frontal e 50 km/h em batida lateral.

Desde 2020, é feita a análise de proteção de pedestres em caso de colisão.

E para você, os carros “populares” são seguros? Comente!

O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe.

Leia também: Carros elétricos pegam fogo? Bombeiros e ABVE farão simulado de combate a incêndio para testar as segurança dos veículos

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA