Tags

Notícias

Smarttech inaugura pista para testes de ruído em Holambra (SP)

Créditos: Foto: Divulgação
27 agosto, 2015
Talita Morais

Local atende automóveis, picapes, utilitários, caminhões leves e motocicletas

A Smarttech, empresa brasileira especializada em tecnologia e serviços de apoio a projetos de engenharia, acaba de inaugurar a pista para testes de ruídos em seu TechCenter, localizado na cidade de Holambra, no interior de São Paulo. O local irá atender automóveis, picapes, utilitários, caminhões leves e motocicletas.

Avaliado e tecnicamente aprovado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), o conjunto é composto por duas alças pavimentadas, uma para aceleração, com 90 metros de comprimento, e outra, para frenagem do veículo, com 60 metros, que se soma ao já existente, formado por pistas de asfalto e de areia para avaliação de ruído de passagem de máquinas rodoviárias e agrícolas sobre pneus e esteira.

Segundo a empresa, a nova pista oferece este tipo de teste em conformidade com a norma ISO 10844/2014, que especifica as características essenciais de uma superfície para ensaios de medição de ruído emitido por veículos de acordo com a norma NBR15145.

Seu pavimento foi tecnicamente desenvolvido para a minimização da absorção dos ruídos gerados pelo veículo. As medições são feitas por meio de sistemas de aquisição de dados , que permitem a análise de ruído, e equipamento de análise qualitativa para identificação das fontes de ruído, a fim de se buscar o diagnóstico e as soluções.

De acordo com José Celso Mazarin, diretor de Operações da Smarttech, a localização das pistas do complexo tecnológico de Holambra é um importante diferencial. “Estamos em um local onde o nível de ruído ambiente é menor que 35 decibéis, considerado bastante baixo, e, além disso, não há qualquer obstáculo num raio de 50 metros do centro da pista, em conformidade com as normas”, diz.

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.