9 dicas de como dirigir de forma mais segura nas cidades mais perigosas do País
Saiba como dirigir com segurança e veja os melhores carros para enfrentar o trânsito brasileiro
Este guia traz 9 dicas para dirigir de forma segura nas estradas do Brasil, que foi avaliado como o segundo pior país do mundo para conduzir um carro.
O estudo é do Compare The Market e os dados foram coletados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Confira!
Como dirigir com segurança na cidade?
1- Escolha veículos de acordo com o seu perfil
O carro que você dirige pode influenciar (e muito) em sua performance na pista. Por isso, ao escolher um novo modelo, conheça suas capacidades, bem como suas limitações, principalmente em estradas.
Existem ainda outros modelos que facilitam esse processo, como o Chevrolet Onix 1.0 Turbo, Honda Fit e Argo.
2- Prefira carros com controle de estabilidade
O controle de estabilidade é um recurso que passou a ser obrigatório em carros 0 km a partir de 1º de janeiro deste ano.
Portanto, se você puder escolher entre um veículo novo ou usado, prefira a primeira opção, uma vez que a chance dela ter esse dispositivo é maior.
Mas, por que ele é tão importante? Simples!
O dispositivo mantém o seu carro estável, mesmo diante de situações perigosas, como curvas fechadas, desvios bruscos de rota e pistas molhadas. Assim, você pode dirigir com mais segurança e tranquilidade.
Quer saber mais? Dê o play e assista ao vídeo abaixo:
3- Fique atento a lei da cadeirinha
Se o seu filho tem idade inferior a 10 anos e menos do que 1,45m de altura, é obrigatório transportá-lo no banco traseiro.
Isso deve ser feito com cinto de segurança e equipamento de retenção adequado.
Leia também: Lei da Cadeirinha para viagens de carro: aprenda como instalar do jeito certo
4- Mantenha a distância dos veículos
Além de manter a sua segurança e a de outros passageiros na pista, essa prática evita problemas no bolso e dores de cabeça.
Afinal, de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o descumprimento dessa norma gera multa de R$ 195,23 e perda de 5 pontos.
Leia também: Amaxofobia: como superar o medo de dirigir?
5- Tenha cuidado ao migrar para o câmbio automático
Dirigir um carro automático não é complicado, porém, exige o conhecimento dos controles do veículo, pois são diferentes do manual. Tendo isso em mente, assista ao vídeo abaixo e aprenda como dirigir o seu automóvel:
6- Redobre a atenção na chuva
Dirija a uma velocidade abaixo do máximo permitido. Suponhamos que você está em uma via que exige 70km/h. Portanto, é preciso trafegar a 60km/h.
7- Obedeça a sinalização
Essa dica pode parecer óbvia, mas os dados revelam que ela precisa ser lembrada regularmente. Isso porque, dirigir em velocidade acima da máxima permitida em até 20% foi a infração mais comum no DF.
Por lá, 611.876 motoristas receberam multa no valor de R$ 130,16, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).
8- Fique atento aos sinais do carro
Ligar o carro, aumentar o volume do som e sair dirigindo por aí, sem prestar atenção nos sinais do veículo, é um dos erros que os motoristas não podem cometer.
Isso porque, alguns sons aparecem quando o automóvel está com problema e esse comportamento não pode ser ignorado. Caso contrário, há muita probabilidade do veículo apresentar falhas no meio do caminho.
Por exemplo: se você identificar algum barulho parecido a um vazamento, recomenda-se analisar o nível da água. Pois, esse é um sinal clássico de que ela está diminuindo com mais intensidade do que o normal.
9- Mantenha a revisão em dia
A manutenção preventiva ajuda a diminuir acidentes, uma vez que grande parte deles acontece por falhas na manutenção. A propósito, carros sem manutenção foram a causa de 30% dos acidentes de trânsito, segundo a Polícia Rodoviária Federal.
Dito isso, lembre-se de verificar itens como:
-
Motor
-
Freios
-
Transmissão
-
Sistema elétrico
-
Radiador
-
Correia dentada
-
Velas
Qual segredo para dirigir bem?
Respeitar as leis de trânsito é uma das principais formas de dirigir com segurança. Por isso, em caso de dúvidas, releia o CTB e fique atento às normas.
Confira também: 6 melhores carros elétricos para idosos: mais fáceis e seguros de dirigir