Como dirigir carro automático do jeito certo: diminui a manutenção!

Dirigir carro com câmbio automático pode ser uma experiência diferente para aqueles que estão acostumados com câmbio manual. Não há segredos, no entanto é necessário saber usar o recurso do jeito certo para reduzir as chances de danos e manutenção reparativa.

Como dirigir o carro automático

Vamos aos pontos-chave:

Conheça os controles

Antes de começar a dirigir, o condutor deve se familiarizar com os diferentes controles do carro com câmbio manual. O principal é a alavanca, que geralmente possui as opções

“P” (estacionamento)

“R” (ré)

“N” (neutro) 

“D” (direção)

Conduzindo um carro com câmbio automático

Pise no freio e dê partida com a marcha engatada em P (Parking).

Em seguida, mova a alavanca de câmbio para a posição “D” para dirigir para frente ou “R” para a Ré.

Lembre-se de sempre soltar o freio de mão antes de começar a dirigir.

Aceleração e frenagem

Ao dirigir, use o pedal do acelerador para acelerar e o pedal de freio para desacelerar ou parar o veículo.

No entanto, evite pressionar ambos os pedais simultaneamente, pois isso pode causar desgaste excessivo dos freios.

Como dirigir um carro com câmbio manual ao estacionar

Ao estacionar tome cuidado com o freio. Isso porque o veículo pode se mover para frente se o condutor tirar o pé do freio antes de mudar o câmbio para a letra P (Parking).

Essa dica evita acidentes, sobretudo as colisões com paredes ou muros.

Como é feita a manutenção do carro automático

É recomendada a avaliação de um profissional de confiança a cada 10 mil km rodados ou conforme as orientações do fabricante para trocas de óleo,  verificação do fluido de transmissão e substituição de filtros. 

Esses cuidados podem variar conforme o modelo do carro e fabricante, portanto consulte o manual do proprietário para obter informações precisas. 

Verifique a condição dos freios

Os freios são uma parte essencial do seu carro por muitos motivos que vão além da segurança. Um deles é a melhor vida útil do câmbio, daí a necessidade de verificar se pastilhas de freio estão em boas condições, substituindo-as quando necessário.

Além disso, verifique o nível do fluido de freio e complete se necessário.

Verifique os fluidos

Além do fluido de transmissão e do fluido de freio, verifique regularmente outros fluidos, como óleo do motor, líquido de arrefecimento e fluido de direção hidráulica. 

Verifique todos os fluidos do carro - Foto: Freepik 
Verifique todos os fluidos do carro – Foto: Freepik

Na dúvida, procure um profissional de sua confiança para avaliar as condições e informar quando deve ser feita a troca, bem como o produto ideal.

Seguindo esses passos, você não só estará pronto para dirigir um carro com câmbio automático, como também aumentar sua vida útil.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de viagens rápidas, mas sonho em viajar em um cosmic car para o espaço sideral.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar