Trecho perigoso de estrada entre Rio e São Paulo está com os dias contados

Nova Serra das Araras (BR-116) recebe R$ 1,5 bilhão em obras para construir 24 viadutos. Saiba como o investimento da CCR RioSP e ANTT irá reduzir acidentes e melhorar o tráfego.

A construção da nova Serra das Araras promete uma transformação significativa na BR-116, um dos trechos rodoviários mais cruciais e perigosos do país, que conecta Rio de Janeiro e São Paulo. A obra, de responsabilidade da concessionária CCR RioSP e fiscalizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), está em pleno andamento e visa não apenas garantir a segurança, mas também impulsionar a logística regional.

Trecho perigoso de estrada entre Rio e São Paulo está com os dias contados

Com um investimento total de R$ 1,5 bilhão, o projeto de modernização é ambicioso. Ele prevê a construção de 24 novos viadutos ao longo do percurso atual. De acordo com o cronograma, a expectativa é que oito desses viadutos sejam entregues já no primeiro trimestre de 2026.

A principal meta dessa modernização é clara: reduzir o alto índice de acidentes e melhorar substancialmente o fluxo de veículos, trazendo alívio para a rotina de motoristas e, especialmente, caminhoneiros que utilizam a rota diariamente.

No entanto, os benefícios da nova infraestrutura se estendem para além da segurança e fluidez do tráfego. A melhoria das estradas deve atuar como um catalisador para a logística do crescente mercado de vinho na região serrana do Rio de Janeiro.

Trecho perigoso de estrada entre Rio e São Paulo está com os dias contados – Foto: Motiva CCR

Benefícios sociais e econômicos

O aprimoramento das vias beneficia diretamente o escoamento da produção de vinícolas da Serra Fluminense, um polo emergente da vitivinicultura nacional. Um exemplo é a Vinícola Maturano, localizada em Teresópolis, que, além da produção, é um complexo que engloba turismo, hotelaria e gastronomia, atraindo visitantes de diversas partes.

Com o acesso facilitado proporcionado pelas novas vias, projetos como o da Maturano e outros produtores visam aumentar a produção de vinhos, fomentando a competitividade da vitivinicultura nacional no cenário econômico. A nova Serra das Araras, portanto, é mais do que uma obra rodoviária: é um impulso para a economia e o turismo regional.

Você já utilizou o trecho da Serra das Araras? Como a modernização da BR-116 pode mudar sua viagem ou o transporte de cargas? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião sobre o investimento de R$ 1,5 bilhão na estrada!

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.