Toyota Yaris Cross não vem mais? SUV híbrido encalha de novo
Toyota Yaris Cross: saiba a nova data de lançamento do SUV híbrido; confira todos os detalhes
Se você estava contando os dias para ver o Toyota Yaris Cross rodando no Brasil, prepare-se para uma notícia que não vai agradar. O tão esperado SUV da marca japonesa sofreu mais um atraso no cronograma e, mais uma vez, sua estreia foi empurrada para frente. A seguir, o Garagem360 traz todos os detalhes sobre esse cenário. Acompanhe!
Afinal, quando chega o Toyota Yaris Cross?
A resposta é: só mais pra frente. O SUV, que já havia sido prometido inicialmente para março, depois remarcado para julho, agora só deve dar as caras no mês de outubro. Isso mesmo. Quem estava ansioso para conhecer o modelo pessoalmente vai precisar de um pouco mais de paciência.
Leia também:
Qual é a situação do modelo no mercado brasileiro?
Mesmo com o anúncio oficial de que o lançamento ficou para outubro, algumas concessionárias não quiseram esperar tanto. Elas já estão abrindo pré-reservas para o Yaris Cross. O interessado faz um depósito de R$ 1.000 e garante seu lugar na fila. E se decidir desistir depois? Sem problema. O valor é totalmente reembolsável.
O que faz do Yaris Cross um SUV diferente?
O grande trunfo do Yaris Cross para se destacar entre rivais como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e o novo Nissan Kicks é a promessa de ser o SUV mais econômico do segmento. E tem argumento para isso: ele chega com um sistema híbrido completo (HEV).
O conjunto mecânico combina um motor 1.5 aspirado, que trabalha no ciclo Atkinson, entregando 91 cv de potência e 12,3 kgfm de torque, com um motor elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm. No total, a potência combinada gira em torno dos 115 cv quando abastecido com etanol — dado ainda não oficializado.
O câmbio é do tipo transeixo, o mesmo utilizado no Corolla e no Corolla Cross híbrido, assim como a unidade de controle de potência (PCU). As baterias, por sua vez, são de íons de lítio com capacidade de 0,7 kWh — diferente dos irmãos maiores, que usam baterias de níquel-cádmio com 1,3 kWh.
E o consumo?
Se repetir os números obtidos lá fora, o Yaris Cross híbrido é uma verdadeira máquina de economia: chega a fazer 32,3 km/l na cidade e 24,4 km/l na estrada, sempre com gasolina. Claro, com o nosso combustível — que leva até 27% de etanol —, esse desempenho deve ser um pouco menor. Mas a meta da Toyota no Brasil não deixa de ser ousada: 25 km/l.
E você, como avalia o adiamento do Toyota Yaris Cross? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Honda HR-V é o SUV usado dos sonhos; saiba o porquê