Toyota Corolla 2023 passa por testes do Latin NCap; veja o resultado

O Toyota Corolla 2023 foi avaliado na 5ª rodada de testes de 2022 do Latin NCap, programa que avalia a segurança dos carros; veja o veredicto

A quinta bateria de resultados em 2022 do Latin NCap – Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe – apresenta resultados positivos para o Toyota Corolla 2023. O sedã, que é o mais vendido da história do mercado automotivo mundial, manteve o bom desempenho em termos de segurança veicular.

Veja como se saiu o Toyota Corolla 2023 nos testes do Latin NCap

O Toyota Corolla 2023, produzido no Brasil, alcançou cinco estrelas na análise do Latin NCap. O Corolla, que oferece sete airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) como equipamento padrão desde 2017, atingiu notas de 83,3% em ocupante adulto, 91,8% em ocupante infantil, 59,7% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 81,6% em assistência à segurança. 

O modelo foi avaliado nos testes do Latin NCap pela quinta vez por decisão voluntária da Toyota. A geração atual do Corolla já havia sido avaliada em 2019 pelo Latin NCap, também alcançando cinco estrelas para a proteção de ocupantes adultos e crianças, ainda sob o protocolo antigo.

Naquela época, foram avaliadas as tecnologias de assistência à segurança, bem como a proteção de pedestres, com o objetivo de avaliar o Corolla sob o próximo e mais exigente protocolo – que passou a exigir testes adicionais, além dos citados.

Agora, o modelo foi avaliado para impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) de cidade e de alta velocidade, sistemas de suporte de pista (LDW, LKA e RED) e ESC.

Toyota Corolla recebe 5 estrelas no Latin NCap

Latin NCap aprova o Toyota Corolla 2023 em testes (Foto: Divulgação/Latin NCap)

O impacto frontal mostrou proteção de marginal a boa para adultos. A estrutura foi estável e a área dos pés instável. O impacto lateral apresentou boa proteção e o impacto lateral de poste apresentou proteção de marginal a boa. No teste de chicotada cervical (whiplash) a proteção foi marginal, de acordo com relatório do Latin NCap.

Para o ocupante criança, o Toyota Corolla 2023 apresentou proteção total nos testes dinâmicos e pontuação máxima na instalação de Sistemas de Retenção Infantil (SRI). Na proteção de pedestres, o veículo apresentou níveis de proteção adequados e boa na maioria das áreas. A parte superior da perna e a parte inferior da perna receberem boa proteção. 

O Corolla oferece AEB, Proteção pra Usuários Vulneráveis de Estradas (VRU) para o mercado latino-americano, mas como não atende aos requisitos de disponibilidade do Latin NCap, esse item não foi avaliado. O modelo oferece Aviso de Cinto de Segurança (SBR) padrão em todos os assentos, mas não limitador de velocidade padrão. 

O Toyota Corolla 2023 vem de série com Sistema de Suporte de Pistas (LSS) e Detecção de Borda de Estrada (RED), que apresentam desempenho aceitável de acordo com os requisitos do Latin NCap. AEB para cidade e alta velocidade apresentaram bom desempenho e atendem aos requisitos de disponibilidade do Latin NCap. 

O ESC de série apresentou bom desempenho e atingiu velocidade máxima de 90 km/h e 75 km/h nos testes ADAC (relativos à segurança das crianças) e de consumidores, respectivamente.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA