Reciclagem de baterias de elétricos pode ser realidade no Brasil em breve

dO BMW Group Brasil, a metalúrgica Tupy e o Senai Paraná firmaram parceria para desenvolver processos sustentáveis que garantam a recuperação de compostos químicos das baterias em fim de vida de veículos elétricos. Cada parte trará conhecimentos específicos para os estudos dentro de sua área de atuação. O projeto prevê investimentos da ordem de R$ 3,4 milhões.

Reciclagem de baterias de carros elétricos
(Foto: Divulgação/BMW)

Reciclagem de baterias de carros elétricos será feita por hidrometalurgia; entenda o processo

O objetivo é desenvolver a reciclagem de baterias por hidrometalurgia, processo mais sustentável que a tradicional pirometalurgia – processo mais utilizado atualmente. A tecnologia envolve menos emissões de gases de efeito estufa e menor necessidade extração de minerais pelos meios tradicionais de mineração.

O Senai-PR será o executor do projeto de pesquisa e responsável pelas atividades e respectivas entregas dos resultados da pesquisa, que será realizada no Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI-EQ), em Curitiba (PR).

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A Tupy, dentro da frente da Tupy Tech, tem dedicado seu conhecimento em materiais, metalurgia e processamento de geometrias complexas ao desenvolvimento de tecnologias que contribuam com a jornada de descarbonização dos clientes.

Por sua vez, o BMW Group Brasil, autor do projeto e pioneiro em eletromobilidade, fornecerá seu conhecimento técnico e as baterias do veículo elétrico BMW i3 para o desenvolvimento do processo de reciclagem por hidrometalurgia. A ressíntese dos materiais reciclados, para produção de novas células de baterias a partir do material reciclado, também é uma das entregas mapeadas junto ao ISI-EQ.

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carros elétricos (Foto: Pixabay)

Baterias novas terão minerais reciclados

O projeto abre uma nova rota para o uso de minerais reciclados na fabricação de baterias novas. Isso diminuirá sensivelmente a dependência da matéria-prima mineral primária. Com duração de 24 meses, a intenção é que os primeiros resultados sejam avaliados ainda neste ano.

O objetivo nesse processo de reciclagem de baterias de carros elétricos é a ressíntese do material ativo do cátodo de uma bateria, com material 100% reciclado. Serão obtidos parâmetros de eficiência de todo o processo, da pureza dos materiais reciclados, do índice econômico e do índice ambiental.

Os compostos químicos são raros na natureza e sua reutilização representa um grande desafio científico e tecnológico para a sociedade. “Essa aliança da Tupy com o BMW Group Brasil e o Senai-PR está alinhada a inúmeras iniciativas mundiais relacionadas à cadeia de valor dos veículos elétricos e, principalmente, à jornada de descarbonização à qual temos dedicado diversas frentes de pesquisa”, afirma Fernando Cestari de Rizzo, CEO da Tupy.

(Ilustrativa / pexel)

Desenvolvimento do projeto

O desenvolvimento do projeto, visando à reciclagem das baterias de lítio e ressíntese do material ativo do cátodo, permitirá às empresas a obtenção de uma tecnologia 100% nacional, conforme destacam Marcos Berton e Heverson Renan, pesquisadores do ISI-EQ.

Segundo eles, a reciclagem e a ressíntese do material para ser reutilizado na fabricação de novas baterias para veículos elétricos são “a grande inovação desse projeto e está alinhada com a visão da economia circular de veículos elétricos”.

“Estamos desenvolvendo diversos estudos e projetos para o segundo uso da bateria dos veículos elétricos, como o desenvolvimento de estação de recarga para veículos elétricos totalmente desconectados da rede de energia. Essa nova parceria é um passo adiante”, completa Vivaldo Chaves, Diretor de Sustentabilidade e Infraestrutura do BMW Group Brasil.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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