VW Voyage ou Renault Logan? Qual sedã compacto vale mais a compra?

A categoria dos sedãs compactos é uma das que mais faz sucesso por aqui. E não é por menos. Normalmente, eles custam pouco, são eficientes e possuem o ótimo espaço interno. E aqui temos dois exemplos de três volumes que além dos requisitos anteriores, já estão há um bom tempo no mercado. Chegou a hora de descobrir quem é melhor: Volkswagen Voyage ou Renault Logan. Hoje, mostraremos os benefícios das duas versões com motor 1.6.

Custando R$ 74.460, o Voyage 1.6 MSI é a versão mais cara do modelo da fabricante alemã. Do mesmo modo, o Logan Zen 1.6 (R$ 78.790) é a  configuração top de linha do modelo francês.

VW Voyage ou Renault Logan? Qual sedã compacto vale mais a compra?

Eles são dois representantes do que podemos chamar de “primeira leva” dos sedãs pequenos atuais. O modelo da Volkswagen foi lançado em 2008, junto com a quinta geração do Gol. Depois disso, passou por duas alterações em seu visual. Já a história do Renault Logan é um pouco mais diferente. Sua primeira geração surgiu quase que no mesmo ano. Depois de alguns anos, a marca decidiu que era hora de atualizar o seu veículo e ele ficou totalmente diferente.

Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil

E ambos possuem bastante pontos positivos. Uma das vantagens deste tipo de veículo é que eles possuem bastante espaço no porta-malas. E nisso quem leva vantagem é o Renault Logan (510 litros contra 480 litros).

Como foi dito antes, os dois veículos usam um motor 1.6. O propulsor utilizado pelo Volkswagen Voyage  é capaz de produzir uma potência máxima de 104 cv a 5.750 rpm. O torque máximo é de 15,6 kgfm (etanol) a 3.850 rpm. De acordo com a montadora, ele de 0 a 100 km/h em 10,5 (etanol). Sua velocidade máxima é de 186 km/h (etanol). Por esse preço, você leva o veículo com câmbio manual de cinco velocidades. Porém, você pode adicionar o câmbio automático de seis velocidades.

Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil
Foto: Divulgação/Renault do Brasil

Enquanto isso, o 1.6 16v SCe que o Renault Logan possui sob o capô pode gerar 118 cv a 5.500 rpm de potência e torque de 16 kgfm a 4.000 rpm. Com ele, o veículo pode atingir a velocidade máxima de 186 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos. Sua transmissão é a manual de seis velocidades.

Consumo

O consumo é um ponto onde há um empate entre os dois. Isso tudo porque um é melhor rodando em trechos urbanos e o outro se destaca mais nasestradas. Segundo dados do Inmetro, o Renault Logan Zen 1.6 pode fazer 11,9 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, na estrada, ele roda 13,1 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol).

Já o Volkswagen Voyage 1.6 MSI pode fazer: 11,6 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol) no perímetro urbano; 14,1 km/l (gasolina) e 9,9 km/l (etanol) em trechos rodoviários.

Equipamentos de série

Aqui podemos entender um pouco a mais da diferença entre os dois. O Renault Logan Zen 1.6 oferece alguns itens de série que o Volkswagen Voyage 1.6 MSI só oferece como opcional.

O carro francês vem de fábrica com quatro airbags, freios ABS, alarme, vidros dianteiros com função “one-touch”, computador de bordo, luz de LED diurna, bancos exclusivos ZEN, banco do motorista com ajuste de altura, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, central multimídia MEDIA Evolution, alerta do cinto de segurança, sistema de fixação ISOFIX, sensor de estacionamento, luz de LED diurna, botão Stop & Start, Sistema CAR, computador de bordo, vidros e travas elétricas e entre outros.

Foto: Divulgação/Renault do Brasil
Se você quiser contar com o sistema multimídia, terá que pagar a mais Foto: Divulgação/Volkswagen do Brasil

Já o alemão oferce um pacote mais modesto. Ele vem de série com Freios ABS, dois airbags, ar condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, direção hidráulica, limpador do para-brisa com temporizador. revestimentos dos bancos em tecido, e suporte para celular, chave tipo canivete, limpador do para-brisa com temporizador e pneus 195/55 R15.

Para adicionar a sistema de entretenimento “Media Plus”, por exemplo, custa R$ 1.300 a mais. Enquanto isso, o pacote “Urban Completo” (R$ 6.620 adicionais) vem com computador de bordo, faróis de neblina, sensor de estacionamento, vidros elétricos dianteiros e traseiros, chave tipo canivete e entre outros.

Conclusão

Assim sendo, no embate entre os dois sedãs compactos, quem leva a melhor é o Renault Logan. Apesar de estar custando mais, o automóvel da marca francesa oferece um pacote de equipamentos mais completo do que o do veículo feito em Taubaté-SP. Sem falar que ele tem um desempenho melhor.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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