Testamos: Ford Maverick é picape para quem gosta de SUV

A Ford Maverick pode ser o veículo ideal para quem quer trocar um SUV por uma picape, mas não quer partir para as médias; veja avaliação

A Ford Maverick, picape da montadora norte-americana, é vendida no mercado brasileiro em versão única e por preço de R$ 247.490. O motor 2.0 EcoBoost rende até 253 cv de potência. Mas o destaque fica para o conforto e funcionalidades dignos de SUV.

A Ford Maverick pode ser o veículo ideal de transição entre o segmento de SUVs e de picapes

A Ford Maverick pode ser o veículo ideal para quem quer trocar um SUV por uma picape, mas não quer partir para as médias (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

Ford Maverick tem funcionalidade de picape e conforto de SUV

Anunciada para o mercado brasileiro desde 2021, a Ford Maverick passou a integrar o portfólio da marca em fevereiro deste ano. Hoje, a picape – com construção monobloco – divide o portfólio com a já consagrada Ranger (picape média, construída sobre chassi de longarinas), e com o Bronco Sport, SUV que compartilha plataforma com a Maverick.

Vendida em versão única, a Lariat FX4, ela é comercializada pelo preço de R$ 247.490. Por esse preço, o carro entrega funcionalidades bem interessantes, como a não necessidade da chave para travar e destravar o veículo. No entanto, o vão livre do solo de 218 mm pode ser o principal agente que dificulta a vida de quem deseja uma picape com boa pré-disposição para o off-road.

Motorização eficiente

Embaixo do capô – bem leve por sinal – está o motor EcoBoost 2.0 GTDi, que desenvolve 253 cv e torque de 38,7 kgfm. A transmissão automática de oito marchas tem trocas diretas e suaves e dispõe do modo reduzido Low para aumentar o efeito de freio-motor.

A tração AWD distribui automaticamente o torque entre os eixos, de acordo com a necessidade. O conjunto motriz faz a picape acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e alcançar a velocidade máxima de 175 km/h.

Ao todo, são cinco modos de condução: Normal, Lama/Terra, Areia, Escorregadio e Rebocar/Transporte, que ajustam automaticamente o mapa de aceleração, torque, rotação na troca de marchas e sensibilidade do controle de tração e estabilidade para cada tipo de piso.

Sobre o consumo, o veículo faz 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada, conforme dados do Inmetro. Além disso, o sistema start-stop contribui para a economia de combustível em ambiente urbano.

Design bem resolvido

A Maverick conta com elementos que, juntos, formam um conjunto bem resolvido e harmonioso, como capô bem vincado, silhueta quadrada de superfícies limpas e sólidas e rodas de 17” escurecidas.

Os faróis em forma de ‘C’ unidos à grade e conectados por uma barra são outra assinatura das picapes Ford. A parte inferior do para-choque, na cor preta, incorpora dois ganchos de reboque funcionais.

A traseira, com o nome da picape destacado ao centro da tampa, também é característica da linha. O distintivo Lariat na lateral e o emblema FX4 na traseira identificam a versão.

A Ford Maverick pode ser o veículo ideal de transição entre o segmento de SUVs e de picapes

Picape é vendida em versão única no Brasil (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

Tamanho e capacidades

Em relação ao porte, a picape tem 5.073 mm de comprimento, 1.844 mm de largura e altura de 1.733 mm. A distância entre eixos é de 3.076 mm. Já o vão livre do solo, como citado anteriormente, não é tão generoso para a picape enfrentar o fora de estrada – o que a torna uma picape mais urbana do que off-road.

Já a caçamba tem capacidade volumétrica de 943 litros, enquanto a carga útil é de 617 kg. Vale lembrar que esta capacidade inclui o que é transportado no compartimento e também o peso de todos os ocupantes da cabine.

A Ford Maverick conta com o sistema “Flexbed”, com rebaixos, pontos de amarração e acessórios que permitem adaptar o espaço a cada tipo de carga, além de um compartimento lateral com tomada para acessórios. A tampa vem com trava elétrica e pode ser ajustada em três posições para acomodar objetos maiores.

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Caçamba da Maverick tem 943 litros de volume (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

Interior de SUV

Um dos destaques mais inovadores e que tornam a Maverick um modelo diferente dos demais é o perfil aventureiro, que inclui algumas funções que se destacam, como o fato de poder travar ou destravar o veículo sem a necessidade do uso da chave.

A função torna-se útil em um cenário onde o motorista e passageiros querem aproveitar um dia de praia, por exemplo, e não se preocupar com os objetos deixados na areia enquanto estão no mar.

No interior, o teto reto proporciona mais espaço para a cabeça na segunda fileira e a silhueta quadrada das colunas e dos vidros favorece a amplitude lateral.

A cabine combina tons escuros, cinza e ocre e tem detalhes cobreados nas saídas de ar, no console e nas portas para sinalizar os pontos de contato com o veículo. Os painéis de porta são esculpidos em formato de pedra, com descansa-braço dividido para acomodar uma garrafa de água.

Os bancos trazem acabamento em couro sintético e ajuste elétrico em oito posições para o motorista. Para o passageiro, o ajuste é manual em seis posições. O volante revestido em couro conta com regulagem de altura e profundidade.

Entre os vários porta-objetos, o destaque é um compartimento de 73 litros sob o banco traseiro, totalmente vedado, que permite transportar até itens molhados.

Além do seletor rotativo do câmbio, o console reúne os comandos eletrônicos do veículo: controle de tração, freio de estacionamento com acionamento elétrico, seletor de modos de direção, desativação do start-stop, controle automático de descida e retenção automática do freio (auto hold).

O banco traseiro conta com um descansa-braço central, duas entradas USB (tipo A e C). Os tapetes em formato de bandeja facilitam a limpeza e protegem o carpete.

No quesito tecnológico, a Ford Maverick conta com direção com assistência elétrica, ar-condicionado de duas zonas, acesso e partida sem chave, painel digital de 6,5”, para-brisa acústico, estepe de tamanho igual aos demais pneus, alarme perimétrico com imobilizador e janela traseira com acionamento elétrico.

O espelhamento de celulares na central multimídia exige o uso de cabos, tanto para o Apple CarPlay quanto para Android Auto. O item também torna-se obrigatório para a recarga do smartphone, já que a picape não conta com sistema de carregamento por indução.

A Ford Maverick pode ser o veículo ideal de transição entre o segmento de SUVs e de picapes

Interior da picape tem design bem resolvido e botão giratório para o câmbio automático (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

O que a Ford Maverick oferece em termos de segurança

Outro destaque da Maverick é o pacote de itens de segurança. O assistente de frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas pode parar totalmente o veículo a até 50 km/h se o motorista estiver distraído.

Ela também vem com sete airbags, assistente de frenagem pós-colisão, controle automático em descidas (ajustável a até 32 km/h), assistente de partida em rampa, farol alto automático e câmera de ré. A estrutura reforçada da carroceria e o protetor metálico sob o veículo são outros itens que trazem confiança na condução.

Assim como o Bronco Sport, modelo com o qual compartilha a plataforma, a Ford Maverick é produzida no México.

Como é dirigir a Ford Maverick

O conforto de SUV também é estendido ao motorista, que não sente que está conduzindo uma picape de porte intermediário. O espelho do tipo “olho de peixe” posicionado no retrovisor externo é simples e eficiente para reduzir o nível de ponto cego do modelo, ainda mais para quem não está habituado a dirigir um veículo longo.

A Maverick enfrenta o fora de estrada, mas não é possível dizer que ela é verdadeiramente um carro off-road; seu uso urbano é mais certeiro e eficiente.

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Segunda fileira de bancos da Maverick tem bom espaço para pernas (Foto: Nicole Santana/Garagem360)

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Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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