Brasil desenvolve tecnologia para carros inteligentes

O mercado de automação veicular já movimenta o equivalente a R$ 270 bilhões por ano, em todo o mundo. O Brasil já tem projetos bastante relevantes, que acontecem a partir da união da iniciativa privada com universidade federais, com o potencial de tornar os carros autônomos uma realidade mais próxima do que imaginamos.

Os laboratórios universitários entram com toda a parte de expertise de programação e a iniciativa privada financia os sensores 3D LiDAR e todos os hardwares necessários. Esses estudos prometem ampliar ainda mais a adoção da tecnologia de automação pela indústria brasileira. 

Brasil desenvolve tecnologia para carros inteligentes
Imagem Ilustrativa (Foto: Divulgação)

Saiba o que é o LiDAR

O Light Detection and Ranging (LiDAR) é um sensor 3D de luz pulsada que, além de aferir distâncias, também consegue medir volumes com precisão e rapidez, por meio de seu laser. Presente em celulares, scanners 3D, tablets, drones e até mesmo em carros, o sensor pulsa e capta uma média de 300 mil a 1 milhão de pontos por segundo. 

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Um feixe de luz laser rebate na superfície à sua frente e o LiDAR cria um mapa digital tridimensional do ambiente ou objeto escaneado.

“Sem as tecnologias de mapeamento digital, não dá para ter carros autônomos, isso é um fato”, afirma Guilherme Stella, fundador da TrackFY, empresa especializada em soluções de mapeamento digital. 

Segundo ele, os sensores e scanners tridimensionais são os olhos da automação, são eles que aferem volume espacial do ambiente, conseguem mapear em tempo real o entorno do carro, permitindo assim a mudança de direção e velocidade quando necessário.

“O que vimos nos últimos três anos no Brasil foi uma explosão de projetos conectados a essa realidade de automação veicular, automação industrial e de smart cities em vários âmbitos, com ênfase total no setor de pesquisa e desenvolvimento”, explica.

Brasil desenvolve tecnologia para carros inteligentes
LiDAR

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Universidade pública desenvolve a tecnologia para carros inteligentes

A Fundação de Desenvolvimento da Universidade de Campinas (Fucamp), iniciou no ano passado o desenvolvimento de um robô autônomo a partir de sensores LiDAR. A tradição e relação da Fucamp com projetos de automação é grande.

Já em 2011, os pesquisadores do Laboratório de Mobilidade Autônoma (LMA) da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp criaram o Veículo Inteligente do Laboratório de Mobilidade Autônoma (Vilma).

Este ano, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), reconhecido pólo tecnológico brasileiro, também está desenvolvendo um projeto em parceria com a iniciativa privada relacionado à automação industrial, usando, também, os sensores 3D LiDAR. 

“O aporte financeiro do setor privado é fundamental para que os projetos sigam caminhando e a aposta de várias empresas nesse sentido é primordial”, enfatiza Stella. Segundo o empresário, projetos como os da Fucamp e da Unifei são a prova de que o Brasil saiu na frente quando o assunto é o uso da tecnologia aplicada ao mapeamento digital. 

“Nosso pioneirismo ajudou a viabilizar esses projetos e acreditamos que seja só o começo”, afirma.

“Em breve, podemos ter uma indústria automotiva com a própria tecnologia de automação e uma indústria fabril com uma tecnologia própria de smart cities – ainda com hardwares importados, mas com o back-end totalmente brasileiro”, destaca o empresário.

Tecnologias semiautônomas existentes
Tecnologia

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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