Carros PCD 2021: veja as opções que restaram abaixo dos R$ 70 mil

A situação dos carros PCD está complicada no Brasil. Na última semana, a MP 1.034/2021, que foi publicada no Diário Oficial na segunda-feira (1), determina que o preço limite seja de R$ 70 mil para que haja a isenção de IPI desses veículos. Esse valor já era o teto para que o ICMS se tornasse isento. Por conta disso, era comum que houvesse versões específicas de carros médios e SUVs compactos destinadas ao público PCD abaixo dos R$ 70 mil.

Porém, como tem se tornado cada vez mais caro produzir no Brasil, essas versões começaram a desaparecer do mercado. A solução encontrada pelas fabricantes foi começar a oferecer versões acima dos R$ 70 mil com descontos especiais, já que ao menos haveria a isenção do IPI. Com a nova MP, essa alternativa deixa de ser válida, o que pode decretar o fim da oferta dos carros PCD no Brasil.

Carros PCD 2021

Para mostrar como a situação se tornou complicada, o Garagem360 levantou quais são os modelos novos vendidos no Brasil que estão abaixo dos R$ 70 mil, para terem a isenção de ICMS e IPI. São apenas sete modelos, mas eles correm sério risco de extinção, já que podem ultrapassar o teto máximo em breve. Confira os modelos abaixo, bem como a relação dos principais equipamentos disponíveis.

Caoa Chery Tiggo 2 EX AT – R$ 68.690

Caoa Chery Tiggo 2 |Foto: Divulgação/Caoa Chery

O modelo da empresa sino-brasileira é equipado com o motor 1,5l flex de 115 cv e 14,9 kgfm de torque. A transmissão é uma automática de quatro marchas. De série, essa versão é equipada com os seguintes itens:

  • Direção hidráulica;
  • Ar-condicionado;
  • Travas elétricas;
  • Rodas de liga leve de 16 polegadas;
  • Freios a disco nas quatro rodas;
  • Computador de bordo;
  • Banco traseiro bipartido.

Chevrolet Onix e Onix Plus Turbo AT – R$ 65.390 e R$ 68.390

Chevrolet Onix e Onix Plus |Foto: Divulgação/Chevrolet

A dupla de carros mais vendida da Chevrolet traz nesta versão o motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, que é acoplado ao câmbio automático de seis marchas. Veja os principais equipamentos a seguir:

  • Direção elétrica;
  • Ar-condicionado;
  • Seis airbags;
  • Assistente de partida em aclive;
  • Computador de bordo;
  • Volante multifuncional;
  • Trava elétrica;
  • Vidro elétrico nas portas dianteiras;
  • Rádio com Bluetooth.

Honda City e Fit Personal – R$ 68.190

Honda Fit |Foto: Divulgação/Honda

A dupla da Honda é uma das poucas que ainda dedicam uma versão exclusivamente para o público PCD. Os dois são equipados com o motor 1,5l de 116 cv e 15,3 kgfm de torque. O câmbio é o automático do tipo CVT. Veja os equipamentos a seguir:

  • Direção elétrica;
  • Ar-condicionado manual;
  • Computador de bordo;
  • Controle de velocidade de cruzeiro (cruise control)
  • Vidros elétricos;
  • Faróis com acendimento automático;
  •  Rodas de aço de 15 polegadas sem calotas.
Honda City |Foto: Divulgação/Honda

Renault Logan Zen 1.6 CVT – R$69.190,00

Renault Logan |Foto: Divulgação/Renault

A Renault só vende o Logan com câmbio CVT para a modalidade PCD. Os demais consumidores só podem comprar o carro com a transmissão manual. No caso da versão Zen PCD, a transmissão automática trabalha em conjunto com o motor 1,6l SCe de 118 cv de potência e 16 kgfm de torque. Abaixo, veja os principais equipamentos do modelo.

  • 4 Airbags e isofix;
  • Ar-condicionado;
  • Assistente em rampas;
  • Controle de Estabilidade;
  • Direção eletro-hidráulica;
  • Media Evolution (Apple Carplay e Android Auto);
  • Roda 16 polegadas Flexwheel;
  • Sensor de estacionamento;
  • Vidros elétricos one touch.

VW Gol 1.6 MSI – R$ 69.930

Volkswagen Gol |Foto: Divulgação/VW

O veterano da Volkswagen é atualmente o único modelo da empresa que se enquadra no teto dos R$ 70 mil, mas por pouco, já que seu preço está no limite. Ele é equipado com o motor 1.6 MSI de 120 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. A transmissão é a automática de seis marchas. Confira abaixo os principais equipamentos.

  • Direção hidráulica;
  • Ar-condicionado;
  • Lavador e limpador do vidro traseiro;
  • Preparação para som;
  • Travas elétricas;
  • Vidros elétricos dianteiros;
  • Rodas de aço de 15 polegadas.

Leo Alves
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
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