Testamos: Fiat Toro 2022 Volcano 1.3 turbo e as suas evoluções

A Fiat Toro 2022 é um dos principais lançamentos do mercado neste ano. Ela foi testada em sua versão Volcano com o motor 1.3 turboflex.

A Fiat Toro 2022 foi um dos principais lançamentos do ano. Afinal, embora tenha mantido praticamente o mesmo visual que estreou em 2016, a picape ganhou uma importante novidade debaixo do seu capô. O aguardado motor 1.3 turbo enfim estreou, e trouxe bons 185 cv de potência para revitalizar o desempenho da segunda picape mais vendida do Brasil.

Fiat Toro 2022

Os detalhes da versão atualizada da picape da Fiat |Foto: Leo Alves/Garagem360

Fiat Toro 2022 Volcano e a força do 1.3 turbo

Meu primeiro contato com a Toro flex foi em 2019. Na ocasião, lembro que gostei bastante da dinâmica da picape. Afinal, ela mais parecia um carro de passeio do que um veículo utilitário. Porém o propulsor 1.8 aspirado de 139 cv deixava a desejar. Faltava potência para puxar os quase 2 mil quilos do modelo. O consumo também não era dos melhores.

Agora a situação é parcialmente diferente. De fato o desempenho melhorou consideravelmente. A Toro embala muito mais fácil, já que os 27,5 kgfm de torque são desmobilizados logo aos 1.750 rpm.

Esse torque quase instantâneo fez picape ficar mais ágil, arrancando com mais vigor, enfrentando subidas com mais disposição, e retomando de maneira mais rápida ao realizar ultrapassagens nas rodovias. Em resumo, a Toro com motor turbo virou outro veículo.

Bom conforto

Embora o motor novo tenha dado mais fôlego para a picape, a dinâmica se manteve praticamente igual. A Toro segue boa de se usar no dia a dia, principalmente no perímetro urbano.

Sua suspensão independente nas quatro rodas não deixa a carroceria pular como nas picapes médias. Por isso não é tão errado a Fiat chamar a Toro de SUV com caçamba. De fato ela está mais para um carro de passeio do que para um utilitário.

Até mesmo a direção elétrica tem um acerto bem leve, o que facilita as manobras com a picape. Os ocupantes também contam com certo conforto, embora o espaço para o banco traseiro não seja tão amplo.

Ao menos o banco acomoda bem o corpo do motorista, mas poderia ser um pouco mais comprido. O ajuste é milimétrico nesta versão, já que há os comandos elétricos do banco do condutor.

Fiat Toro 2022

Os detalhes da versão atualizada da picape da Fiat |Foto: Leo Alves/Garagem360

Evoluções

Porém, como o título deste teste garante, a Fiat Toro 2022 tem outras evoluções além do motor. E elas são na cabine, já que o painel foi completamente refeito. Nessa versão há a boa central multimídia de 10,1 polegadas com posicionamento vertical.

Além de ser uma baita telona, ela aproveita todo o espaço para reproduzir o conteúdo do celular. É possível espelhar modelos Android e iOS de maneira sem fio. E também há agora o carregamento sem fio para os smartphones, sendo outra boa evolução da picape.

Fiat Toro 2022

Os detalhes da versão atualizada da picape da Fiat |Foto: Leo Alves/Garagem360

Com essa mudança no interior, a Toro se tornou bem mais moderna, pois ganhou diversos porta-objetos e bons espaços para deixar o celular.

Outra boa novidade é o painel de instrumentos digital de sete polegadas. A oferece uma boa leitura e diversos dados da picape, como o consumo, autonomia e até um gráfico com dados da força G, que são mais comuns em veículos esportivos.

Fiat Toro 2022 justifica a compra?

A versão Volcano 1.3 flex foi lançada por R$ 144 mil, mas já está custando mais de R$ 152 mil. É sim um valor considerável, mas nessa faixa não há nenhuma picape 0km com o mesmo nível de equipamentos da Toro. Muito menos com o conforto e rodagem da picape da Fiat.

Por isso, e por todas as suas evoluções, o modelo é sim uma das melhores picapes do mercado. E isso pode ser visto em seus números de venda e nas críticas positivas que recebe.

Ficha técnica Fiat Toro Volcano 1.3 turbo
Motor 1.3 16v GSE turbo flex
Potência/Torque 185 cv (e) e 180 cv (g) ~ 5.750 rpm / 27,5 kgfm ~ 1.750 rpm
Transmissão Automática de seis marchas
Suspensão McPherson (dianteira) e Multilink (traseira)
Consumo 9,4 km/l (g) e 6,5 km/l (e) na cidade / 10,8 km/l (g) e 8 km/l (e) em rodovias
Roda e Pneus 225/60 R18
Freios Disco ventilado (dianteiro) e tambor (traseiro) com ABS e EBD
Peso 1.707 kg
Dimensão 4,94 m (c) x 1,84 m (l) x 1,73 m (a); entre-eixos de 2,99 m
Capacidade Caçamba com 670 kg de carga útil / tanque de 55 litros
Preço R$ 152.491
Avaliação Fiat Toro Volcano 1.3 turbo
Conjunto mecânico
Espaço interno
Tecnologia
Conectividade
Acabamento
Impressões ao volante
Vale a pena comprar?
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA