Toyota Corolla Altis Premium ou Honda Civic Touring: qual sedã médio top de linha entrega mais?

O mercado automotivo está dominado pelos SUVs. Eles possuem uma alta participação nas vendas de veículos 0km. Sem falar que eles estão começando a ocupar as posições mais altas no ranking de vendas. Assim, os sedãs, que já foram os queridinhos daqueles que priorizam o espaço interno, caíram de moda.

Ainda mais o de porte médio. Porém, Honda Civic e Toyota Corolla ainda tentam agradar seus clientes. Suas versões mais completas disputam cabeça a cabeça entre si e contra os utilitários esportivos. Entretanto, qual sedã médio top de linha entrega mais?

E não escolhemos estas versões à toa. Elas entregam, por exemplo, o que há de melhor em ambos os modelos. E possuem preços bastante próximos. O Honda Civic Touring, por exemplo, está custando a partir de R$ 157.400. Enquanto isso, a Toyota cobra pela Corolla Altis Premium preços a partir de R$ 158.280.

Toyota Corolla
Foto: Divulgação/Toyota
Toyota Corolla
Foto: DIvulgação/Honda

Toyota Corolla Altis Premium ou Honda Civic Touring: qual sedã médio top de linha entrega mais?

Estes dois estão entre os três volumes que o mercado oferece no mercado. Ainda é possível encontrar o Caoa Chery Arrizo 6 e o Chevrolet Cruze. Entretanto, apenas os japoneses ainda ameaçam a soberania dos jipes.

Os dois carros possuem um bom volume de vendas. De acordo com os levantamentos da Fenabrave, o carro da Toyota teve 23.821 unidades vendidas até o mês de julho. Já o veículo da Honda teve 10.538 unidades emplacadas.

Falando dos veículos em si, podemos ver nas imagens que os dois possuem projetos modernos. Apesar de já possuir uma nova geração em outros países, o Honda Civic brasileiro ainda transmite uma imagem jovem. A décima geração tem ar daqueles sedãs-cupês (como o Mercedes-Benz CLS e o antigo VW Passat CC). A versão Touting traz detalhes refinados.

Foto: DIvulgação/Honda

A coluna das portas são em preto brilhante. Outra parte interessante são os detalhes cromados na grade e na moldura dos para-choques. Já o conjunto ótico traz faróis Full LED, faróis de neblina e luzes DRL (em LED). Suas medidas são:

  • Comprimento: 4.641 mm
  • Altura: 1.433 mm
  • Largura: 1.799 mm

Enquanto isso, o Toyota Corolla foi totalmente reformulado recentemente. Sua 12ª geração deu para ele um ar mais moderno. Uma das novidades foi a inédita versão com sistema híbrido Flex.

Foto: Divulgação/Toyota

Apesar de ser mais discreto que seu adversário, o visual também transmite um ar de modernidade. Sua dianteira ganhou uma grade dianteira mais alinhada com os novos modelos da marca. As formas trapezoidais das laterais do para-choque também fazem parte destas novidades. Aqui os faróis são Bi-LED. A grade está conectada a eles. Já os faróis de neblina também são em LED. Ele mede:

  • Comprimento: 4.630 mm
  • Largura: 1.780 mm
  • Altura: 1.455 mm

Motorização

Debaixo do capô, o Honda Civic Touring traz o forte propulsor 1.5l Turbo 16v DOHC Duplo VTC com injeção direta. Ao contrário do carro da Toyota, ele é movido a gasolina apenas. O motor  é capaz de gerar 173 cv a 5.550 rpm de potência máxima e 22,4 kgfm de torque. Sua transmissão é a automática CVT.

Já o Toyota Corolla Altis Premium está equipado com o motor 2.0L Dual VVT-iE1 16V DOHC2 Flex. Sua potência máxima de 177 cv a 6.600 rpm e torque de 21,4 kgfm a 4.400 rpm. A transmissão CVT usada pelo automóvel possui modo sequencial de dez velocidades. 

Os números de desempenho mostram uma pequena vantagem para o Civic. Ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos (contra 9,2 segundos) e atinge a velocidade máxima de 208 km/h (contra 205 km/h do Corolla).

Consumo

Os dois carros possuem números de consumo muito bons. A principal vantagem do Toyota Corolla é pode abastecer com etanol. Entretanto, uma pequena vantagem do Honda Civic (abastecido com gasolina) pode ser observada. Segundo dados do Inmetro, ele pode fazer

  • Cidade: 11,8 km/l
  • Estrada: 14,4 km/l

Leia mais: Toyota Corolla Cross cresce em vendas, mas será que bate o Compass?

O Corolla pode até ficar atrás, mas ainda tem bons números. Ele faz:

  • Cidade: 11,6 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol)
  • Estrada: 13,9 km/l (gasolina) e 9,7 km/l (etanol)

Toyota Corolla Altis Premium ou Honda Civic Touring: outros atributos

Eles fazem este duelo em terras brasileiras desde os anos 1990. Por aqui, eles são o sinônimo para conforto, segurança e requinte. Tanto o Honda Civic Touring quanto Toyota Corolla Altis Premimum podem entregar um espaço interno muito bom. Os dois possuem um entre-eixos de 2.700 mm. Mas o carro feito em Sumaré possui um porta-malas mais que o carro de Indaiatuba-SP (517 litros contra 470 litros, respectivamente).

Pensando em equipamentos de série, ambos se destacam. O Honda Civic Touring vem de série com  ar-condicionado digital DualZone, freio de estacionamento eletrônico, freios ABS com EBD, seis airbags, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros,  cruise control, display multimídia com tela de 7 polegadas, console central com apoio de braço, botão Start&Stop, volante revestido em couro, controle de volume pela velocidade, entradas USB, volante multifuncional, painel de instrumentos digital.

Também, luzes de condução diurna, teto solar, faróis de neblina, assistente de tração e estabilidade, assistente de partidas em aclive, câmera de ré, assistente para redução de ponto cego, sistema de som Premium Audio (com 10 alto falantes), sistema de recarga de celulares por indução, assento elétrico do motorista com ajuste na lombar e entre outros.

Foto: DIvulgação/Honda
Foto: Divulgação/Toyota

Já o Toyota Corolla Altis Premium vem com ar-condicionado automático dual-zone, banco do motorista com regulagem elétrica, descansa-braços traseiros, chave presencial (Smart Entry), computador de bordo com tela de 7 polegadas, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, direção eletroassistida progressiva, faróis de acendimento automático, luzes diurnas, sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro).

Por fim, central multimídia Toyota Play, paddle-shifts, vidros e travas elétricas, sete airbags, controle de tração, teto solar, câmera de ré, faróis de neblina, freios ABS, com EBD sistema de pré-colisão frontal, sistema de alerta de mudança de faixa com condução assistida, faróis altos automáticos e outros.

Conclusão: o sedã médio top de linha que entrega mais é o Honda Civic Touring

Toyota Corolla
Foto: DIvulgação/Honda

Assim sendo, temos aqui dois dos mais sofisticados sedãs do mercado nacional. É difícil decidir entre Toyota Corolla Altis Premium ou Honda Civic Touring. Entretanto, o sedã médio top de linha que entrega mais é o Honda Civic Touring. Apesar de estar atrás do modelo vendido em outros mercados, ele traz consigo um ótimo conteúdo. Sem falar que o porta-malas maior e é mais rápido.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar