Sinônimo de luxo, Ford Galaxie celebra 50 anos do início da produção no Brasil
Um dos maiores Fords – em termos de tamanho – já fabricados no Brasil, o clássico Galaxie está celebrando 50 anos do início de sua fabricação no País. Foi exatamente no dia 16 de fevereiro de 1967 que o imenso sedã de 5,33 metros de comprimento começou a ter suas primeiras unidades produzidas na fábrica do bairro do Ipiranga (SP).
Embora tenha nascido no Brasil durante os anos 1960, a origem do modelo foi nos Estados Unidos. No país norte-americano a produção começou em 1959 e durou até 1974, ao longo de quatro gerações. Já nas terras tupiniquins, ele só teve a terceira geração produzida, sendo completamente reformulada em 1975 e ficando em linha até 1983.
Veja também: Conheça o Salão Rétromobile
Oficinas se especializam em motos e automóveis antigos
Encontro de Carros Antigos reúne modelos clássicos em São Caetano do Sul (SP)
Ao longo de seus 16 anos de produção nacional, o Galaxie vendeu mais de 77 mil unidades. Para relembrar como era o sedã, veja nessa galeria especial do Garagem360 todas as gerações do modelo nos EUA, além das versões brasileiras.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.