Oficinas se especializam em motos e automóveis antigos

Empresas de São Paulo trabalham com manutenção e restauração de clássicos

|Foto: Divulgação/Lambretta D’Época
Restauração de motonetas pode levar até quatro meses na Lambretta D’Época |Foto: Divulgação

Se nem sempre é fácil encontrar oficinas que façam bons serviços em automóveis à venda no mercado, imagina, então, quando se trata de um veículo antigo? Mas a boa notícia é que tem surgido cada vez mais empresas focadas em determinadas marcas ou segmentos.

Entre elas está a Lambretta D’Época, de São Paulo, especializada na manutenção de motonetas clássicas, especialmente Lambrettas e Vespas das décadas de 40, 50, 60, 70 e 80 – ela também atende um público diferenciado de demais modelos peculiares como Cezetas, Xispas, BRs, Heinkel e Saci, entre outros.

“Geralmente, as oficinas especializadas trabalham com um veículo que parou no tempo e não é mais fabricado. É diferente de uma oficina mecânica tradicional, que lida com um leque maior. Aqui, por exemplo, temos que entender a mecânica das motonetas e conhecer a fundo cada peça”, explica Osmani Souza, restaurador e proprietário.

O prazer de montar e desmontar os componentes dos veículos começou quando o empresário comprou sua primeira motocicleta, uma Lambretta LI verde, ano 1961, aos 17 anos. “Sempre gostei dos modelos antigos e, de certo modo, não os enxergava somente como um mero meio de condução. Pelo contrário, notava neles algo raro e especial.”

Depois de trabalhar muito na própria motoneta, o profissional resolveu abrir a oficina e, hoje, atende apenas de portas fechadas e com hora marcada, para evitar o “entra e sai”. Ele conta que, quase sempre, os veículos chegam desmontados e enferrujados, alguns até em caixas. “Mas todo o tipo de situação é atendida”, afirma.

|Foto: Divulgação/Katraka
Oficina Katraka é especializada em veículos antigos da Volkswagen |Foto: Divulgação

De acordo com Souza, o processo requer paciência, já que pode levar até quatro meses para ser finalizado. Para garantir a excelência no serviço, cada modelo tem sua mecânica e funilaria checadas e, no final, saem com nova pintura e carburador, escapamento e embreagem trocados.

Outra oficina da capital paulista que lida com clássicos é a Katraka. Especializada em suspensão VW Aircooled, ela trabalha com automóveis da Volkswagen como Fusca, Kombi e Variant. Alexandre Caretta, o proprietário, relata que entrou para o universo automotivo aos 13 anos. “Trabalhei na oficina do meu pai até 2010, e aí resolvi abrir o meu próprio negócio.”

Atualmente, ele, junto com mais dois funcionários, realiza apenas serviços de suspensão, freio, escapamento e motor. O preço, normalmente, parte de R$ 600, e, por mês, são atendidos em torno de 20 a 30 carros – mais de mil modelos já passaram por lá.

A SIGAOLDCAR, também de São Paulo, atua na restauração completa ou parcial de motos e carros antigos dos anos 30, 40, 50, 60 e 70 e de marcas como Jaguar, Dodge, Triumph, Pontiac, Plymouyh, Volkswagen, Honda e Chevrolet. Em seus projetos, ela busca oferecer o máximo de originalidade, sempre respeitando as necessidades e os desejos dos clientes. A empresa, que a partir deste ano importará peças e acessórios, ainda trabalha com manutenção e preservação e faz todo o transporte dos automóveis com guinchos.

 

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