Seminovos e usados vêm desvalorizando no mercado, entenda os motivos
Carros seminovos e usados registraram queda no último mês. Aumento do IPVA 2022 e a retomada gradativa dos 0 km são os motivos. Veja mais!
Com o aumento já confirmado do IPVA, e a retomada gradativa do segmento de zero km, o setor de seminovos e usados registra quedas. O conselho para quem deseja vender o veículo, é que faça isso o quanto antes, confira!
Carros seminovos e usados em queda
Em outubro, a venda de veículos usados ou seminovos, registrou pela primeira vez, uma queda desde o início da pandemia dentro da plataforma InstaCarro. Em relação a setembro, o valor médio caiu 3%.
Além das vendas dentro da plataforma da startup, o setor como um todo registrou queda segundo a Fenauto, a Federação Nacional das Associações de Revendedores dos Veículos Automotores. O relatório da entidade apresenta uma queda de 8,5% em relação ao mês anterior.
Segundo o CEO da entidade, os lojistas e revendedores de seminovos e usados afirmam que a queda está relacionada ao aumento do IPVA 2022, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que ficará em média, 20% mais caro em todo o país.
“Aqui na InstaCarro, que temos contato com mais de 4 mil lojistas espalhados pelo país, sentimos uma desaceleração e fomos checar diretamente com eles o que a motivou. E dois pontos foram os mais levantados. Primeiro, a questão do IPVA. Se os lojistas não conseguem revender o veículo, precisam pagar o valor obrigatório em janeiro, que será mais alto em 2022, devido a valorização da tabela FIPE. Além disso, há a possibilidade de normalização do mercado de carros novos, o que afetaria diretamente o preço dos usados”, explica Luca Cafici, CEO e fundador da InstaCarro.
Os lojistas ainda apontaram que, com o aumento de taxas de juros, as vendas ficam mais difíceis, pois a maioria dos brasileiros contam com financiamento e parcelas que cabem no bolso. E com a alta inflação gerada por diversas questões econômicas, muitos estão preferindo trabalhar com estoques enxutos, evitando grandes prejuízos.
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Preços 6% mais altos no comparativo com janeiro
Mas mesmo com essa desaceleração, alguns veículos ainda estão sendo negociados pela plataforma por valores acima da tabela FIPE.
“Em outubro, por exemplo, os preços ainda estão 6% acima daqueles praticados em janeiro deste ano”, aponta Luca. No Top 10 do ranking da startup, que considera os veículos negociados apenas pela plataforma, o FIAT 500, modelos 2014 e 2012, foram os mais valorizados, com 9% e 8%, respectivamente, em relação a tabela.
Em seguida, o Renault Sandero 2021 (8%), Hyundai i30 2015 (6%), Volkswagen Cross Up 2018 (5%) e Mitsubishi Pajero TR4 2012 (3%). O destaque fica para o sétimo colocado, o Citröen C3 modelo 2007, com mais de 14 anos e que foi negociado por um valor 2% acima da tabela. Complementam o ranking o FIAT Strada 2021, Hyundai Veloster 2013 e FIAT Argo 2022 com 1%.
“A dica para quem deseja vender o carro é que faça isso o quanto antes. Já que ainda há uma valorização nos preços, mas que, segundo os apontamentos dos lojistas, é que vá desacelerando até o final do ano. Podendo até permanecer em 2022, dependendo do andamento do mercado de 0 km”, finaliza o CEO.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.