Sedans até R$ 100 mil: Toyota Corolla Altis Premium 12º geração ou Honda Civic Touring

Duelo de sedãs médios: Toyota Corolla Altis Premium vs. Honda Civic Touring. Ambos custam cerca de R$ 158 mil. Saiba qual tem mais potência (177 cv), melhor aceleração (8,6s no 0-100 km/h) e qual oferece o pacote de segurança ativa (ADAS) mais completo.

O mercado automotivo pode estar rendido aos SUVs, mas a tradicional rivalidade entre Toyota Corolla e Honda Civic persiste, especialmente em suas versões topo de linha. Para quem busca o que há de melhor em sedãs médios, o duelo entre o Corolla Altis Premium 12ª geraçãoe o Civic Touring 10ª geração é inevitável.

Com preços bastante próximos (cerca de R$ 100 mil dependendo do ano), a escolha entre os dois japoneses se resume a detalhes de design, desempenho e lista de equipamentos.

 Toyota Corolla Altis Premium ou Honda Civic Touring

Ambos os modelos apresentam projetos modernos, mas com abordagens visuais distintas:

Característica Honda Civic Touring (10ª Geração) Toyota Corolla Altis Premium (12ª Geração)
Design Mais jovem, com estilo sedã-cupê e colunas em preto brilhante. Mais discreto, mas totalmente reformulado (12ª geração), com grade alinhada à nova identidade da marca.
Faróis Full LED (Faróis, neblina e DRL). Bi-LED (Faróis, neblina e DRL).
Comprimento 4.641 mm 4.630 mm
Porta-malas 517 litros 470 litros

Vantagem do Civic: A décima geração ainda transmite uma imagem mais esportiva e jovem, além de oferecer um porta-malas significativamente maior.

 Toyota Corolla Altis Premium ou Honda Civic Touring - Foto: Divulgação
 Toyota Corolla Altis Premium ou Honda Civic Touring – Foto: Divulgação

Motorização e Desempenho: Turbo Contra Aspirado Flex

A principal diferença técnica reside na motorização, que confere uma leve vantagem ao modelo da Honda em desempenho:

Motorização Honda Civic Touring Toyota Corolla Altis Premium
Motor 1.5L Turbo (Gasolina) 2.0L Dual VVT-iE Flex (Etanol/Gasolina)
Potência Máxima 173 cv 177 cv
Torque 22,4 kgfm 21,4 kgfm
Transmissão Automática CVT Automática CVT (simula 10 marchas)
Aceleração 0-100 km/h 8,6 segundos 9,2 segundos

Vantagem do Civic: Embora o Corolla tenha mais potência máxima (no etanol), o motor 1.5 turbo do Civic, com torque mais elevado e disponível mais cedo, resulta em uma aceleração mais rápida.

Vantagem do Corolla: É o único que oferece a motorização Flex, permitindo o uso de etanol.

Honda Civic Touring – Foto: Divulgação

Consumo e Equipamentos de Série

No consumo, o Civic a gasolina se mostra ligeiramente mais econômico que o Corolla na gasolina. No entanto, o Corolla permite o uso de etanol, o que pode ser mais vantajoso em algumas regiões:

Consumo (Inmetro) Honda Civic Touring (Gasolina) Toyota Corolla Altis Premium (Gasolina / Etanol)
Cidade 11,8 km/l 11,6 km/l (G) / 8,0 km/l (E)
Estrada 14,4 km/l 13,9 km/l (G) / 9,7 km/l (E)

Em equipamentos de série, ambos são muito completos, mas o Corolla se destaca por trazer um pacote de segurança ativa (Toyota Safety Sense) mais robusto:

Corolla Altis Premium: Inclui sete airbags, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, sistema de pré-colisão frontal (frenagem autônoma), alerta de mudança de faixa com condução assistida e faróis altos automáticos.

Honda Civic Touring: Oferece seis airbags, ar-condicionado digital DualZone, sistema de som Premium Audio (10 alto-falantes) e carregamento de celular por indução.

Foto: Divulgação

A escolha entre os dois depende da prioridade:

Escolha o Civic Touring se: Você prioriza desempenho (motor turbo e melhor aceleração), design mais esportivo e um porta-malas maior.

Escolha o Corolla Altis Premium se: Você valoriza um pacote de segurança ativa superior (ADAS completo), a versatilidade do motor Flex e a reputação de baixa manutenção da Toyota.

No duelo entre performance e segurança, qual sedã leva a melhor? Você prefere o motor turbo e o design cupê do Civic ou o pacote de segurança ADAS e o motor Flex do Corolla? Comente sua escolha e justifique!

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.