Sedã elétrico BMW i7 será lançado em breve; veja detalhes

O sedã elétrico de luxo BMW i7 está prestes a ter a sua estreia mundial – prevista para o segundo semestre deste ano. A montadora alemã divulgou recentemente algumas imagens do modelo camuflado. Porém, não forneceu mais informações sobre os detalhes do carro. Os site europeus, no entanto, têm especulado bastante sobre quais serão as opções de motorização, de bateria e itens tecnológicos que equiparão o novo carro. Confira a seguir.

Sedã elétrico BMW i7

 

Como será o BMW i7

O BMW i7 chega para ser o novo concorrente do Tesla Model S e do Mercedes EQS, que já são comercializados no mercado europeu e nos EUA.

VEJA TAMBÉM

A imprensa especializada europeia especula que o BMW i7 será oferecido em duas opções de motorização. Na versão de entrada, o propulsor entregaria 322 cv de potência e 58,1 kgf.m de torque. O motor da versão superior geraria impressionantes 516 cv de potência máxima e 78 kgf.m de torque. 

Uma versão esportiva deverá chegar até 2023, equipada com um motor de pelo menos 600 cv.

Com relação à bateria, a aposta é em duas opções, uma com capacidade bruta de armazenamento de energia superior a 76,6 kWh e a outra com capacidade de 111,5 kWh. Essas baterias seriam, respectivamente, de 80 kWh e 120 kWh, oferecendo autonomias de cerca de 500 km e 700 km. 

Tais baterias seriam capazes de suportar um carregamento rápido – em cerca de dez minutos – de 200 kW, o suficiente para o carro percorrer 100 km.

Não surgiram fotos do interior do novo BMW i7, mas quanto a isso circulam pela internet várias especulações detalhadíssimas, inclusive com imagens de projeções 3D. 

No painel, a maioria dos controles internos do carro seria operada por meio de uma enorme tela sensível ao toque – uma tela panorâmica de 31 polegadas com resolução 8K. As apostas são baseadas nos detalhes do mais recente modelo BMW Série 7.

Tela do interior do BMW Série 7

Os sites europeus também apostam que a central multimídia virá com o Amazon Fire TV integrado, com conexão de internet 5G. Isso significa que os passageiros poderão assistir a todos os seus filmes e programas de TV favoritos em movimento.

Testes continuam

Enquanto as especulações correm soltas pela internet, a BMW limita-se a informar que está “trabalhando no contínuo desenvolvimento do modelo”. A montadora divulgou informações relativas aos recentes testes acústicos pelos quais o BMW i7 vem passando. 

Para melhorar o isolamento interno, proporcionando uma cabine silenciosa e confortável aos passageiros, o modelo passou por uma série de baterias de teste em laboratórios. 

Nesses testes, dezenas de alto-falantes foram responsáveis por emitir os sons do cotidiano em altíssimo nível. A partir disso, a equipe de engenharia da BMW pode verificar os pontos e isolar acusticamente cada centímetro do sedã. 

Os vidros do novo carro possuem isolamento acústico de fábrica. Alguns elementos de lã completam o isolamento nas portas, assoalho, soleira, e arcos de roda. “Além do cuidado interno, a BMW também se preocupa com o entorno do i7”, destaca a montadora em comunicado à imprensa. 

Isso inclui o desenvolvimento da proteção acústica para pedestres e o som do motor emitido no interior do BMW i7 – este último desenvolvido como parte do BMW IconicSounds Electric, que teve a participação do compositor e curador Hans Zimmer, vencedor do Oscar.

Foto: Pixabay.com

Testes na Lapônia

As fotos divulgadas pela BMW, e publicadas nesta reportagem, foram tiradas durante os teste com o protótipo de sedã elétrico realizados no final do ano passado, nas severas condições – com muita neve e muito gelo – da região da Lapônia.

Em novembro de 2021, foram concluídos os testes dos sistemas de tração e suspensão no centro de testes de inverno do BMW Group em Arjeplog, Suécia. No local,  os engenheiros da montadora usaram as superfícies congeladas e as estradas cobertas de neve para verificar o funcionamento de todos os sistemas de tração e de suspensão.

Segundo a empresa alemã, os componentes da suspensão, sistemas de direção e freio, assim como a dinâmica de direção e os sistemas de estabilidade do veículo desenvolvidos para a futura geração do BMW Série 7, foram projetados para elevar o equilíbrio entre esportividade e conforto de direção.

Isso também inclui o ajuste orientado para o desempenho da suspensão da roda, molas, amortecedores e vários sistemas de regulagem para corresponder aos vários tipos de tração. Todos esses componentes foram submetidos a testes intensivos em Arjeplog.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar