Peugeot e-208 GT: o elétrico que encanta ao volante; veja avaliação

O mercado de carros elétricos brasileiro vive um bom momento. As vendas, por exemplo, cresceram bastante no último ano. Além disso, vários carros deste tipo foram lançados recentemente. E um carro que surge como uma boa opção é o Peugeot e-208 GT. A versão elétrica do 208 vem surpreendendo muita gente. Mas o que ele oferece?

Peugeot e-208 GT
O Peugeot e-208 GT foi um dos principais lançamentos do mercado de carros elétricos em 2021 (Foto: Divulgação/Peugeot)

Conheça o Peugeot e-208 GT, o 208 elétrico

Estamos falando de um setor que não para de crescer. No ano passado, foram vendidos 2.860 carros 100% elétricos. Um recorde histórico. E um dos carros disponíveis no mercado é o e-208 GT. A versão elétrica do 208 foi lançada na Europa em 2019. Por aqui, ele chegou apenas no ano passado.

Peugeot e-208 GT
Peugeot e-208 GT (Foto: Divulgação/Peugeot)

Ou seja, um ano depois do lançamento do 208 a combustão. Aliás, o 208 tradicional é um dos grandes sucessos de vendas da marca. E é justamente isso que o modelo eletrificado busca ser. Atualmente, o Peugeot e-208 GT está custando a partir de R$ 269.990. Seus principais concorrentes são o Fiat 500e e o Nissan Leaf.

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Ele é baseado na plataforma CMP e mede 4.055 mm de comprimento, 1.738 mm de largura e 1.453 mm de altura. O Peugeot 208 é dono de um design bastante interessante desde a primeira geração. E o novo 208 e o e-208 GT mantiveram isso. Só que o 208 elétrico traz algumas diferenças. Um bom exemplo disso são as lanternas de LED.

Já os faróis são em Full LED e também possuem o conceito “dente de sabre”. O 208 e o e-208 GT se diferem ainda pelas rodas de 17 polegadas. Os pneus do carro elétrico possuem tecnologia run flat. Sem falar que alguns detalhes, como os retrovisores, o teto e as molduras próximas às rodas, possuem detalhes na cor preta.

Peugeot e-208 GT (Foto: Divulgação/Peugeot)

No lado de dentro do veículo, este carro possui um bom espaço interno. Ele possui um entre-eixos de 2.538 mm. Já o porta-malas tem espaço para 265 litros. Um ponto positivo do carro é o acabamento. Os bancos, por exemplo, podem vir revestidos em couro e em Alcântara premium. Do mesmo modo, a dirigibilidade também é bastante elogiada.

Equipamentos de série

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Peugeot e-208 GT (Foto: Divulgação/Peugeot)

O conteúdo também pode ser considerado um atributo do Peugeot e-208 GT. O carro vem de fábrica com diversos equipamentos tecnológicos, itens de segurança e muito mais. No primeiro caso, podemos destacar a central multimídia de polegadas e o cluster digital 3D. Agora, falando de segurança, o principal destaque são os seis airbags.

Este carro ainda vem de série com freios ABS com EBD, alerta de colisão, frenagem de emergência automática, assistência de farol alto, detector de fadiga, alerta e correção de permanência em faixa, detector de ponto cego, ar-condicionado digital, direção elétrica, sensor de chuva, sensores de estacionamento e entre outros itens.

Conjunto mecânico

Peugeot e-208 GT (Foto: Divulgação/Peugeot)

Os interessados em comprar o e-208 GT também podem gostar do motor. O veículo está equipado com um propulsor elétrico de 136 cv de potência  e torque de 25,6 kgfm. De acordo com a montadora francesa, o pequeno pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 150 km/h.

Este motor é alimentado por baterias de 50 kWh. Ela faz o carro rodar por 340 km (ciclo WLTP). A Peugeot diz que o dono do carro pode usar tomadas convencionais e carregadores rápidos para fazer a recarga da bateria. Em menos de 30 minutos, o carro pode ter 80% de bateria. Isso usando uma recarga de 100 kW.

Peugeot e-208 GT
Peugeot e-208 GT (Foto: Divulgação/Peugeot)

Lembrando que ele possui um sistema de frenagem regenerativa. Ou seja, ao acionar o B-Mode, as baterias serão recarregadas quando o carro desacelerar.

Assim sendo, o Peugeot e-208 GT surge como uma boa opção de carro elétrico. Isso porque ele se destaca pela dirigibilidade, pelo design e pelo desempenho. Sua lista de equipamentos é bastante interessante também.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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