Rumo ao futuro: marca cria subsidiária para desenvolver tecnologia de carros autônomos

A Ford anunciou nos Estados Unidos a criação da Latitude AI, nova subsidiária totalmente controlada pela marca para focar no desenvolvimento de um sistema de direção autônoma para a sua nova geração de veículos. O objetivo é desenvolver uma tecnologia de carros autônomos, com assistência capaz de controlar o veículo sem que o motorista precise manter as mãos no volante e a atenção na pista.

Saiba como a Ford pretende desenvolver tecnologia de carros autônomos

marca Ford cria subsidiária para desenvolver tecnologia de carros autônomos
Latitude reúne time de ponta em tecnologia para carros autônomos (Foto: Divulgação/Ford)

Com a Latitude AI (sendo AI a sigla em inglês para Inteligência Artificial), a Ford está montando um time de ponta em aprendizado de máquina, robótica, software, sensores, engenharia de sistemas e gerenciamento operacional.

O objetivo é ampliar os seus esforços para o desenvolvimento da tecnologia de direção autônoma – incluindo os avanços do Ford BlueCruise, sistema de direção sem as mãos que já soma mais de 80 milhões de quilômetros rodados em rodovias autorizadas da América do Norte.

VEJA TAMBÉM

A Latitude pretende reinventar a experiência do cliente, automatizando a direção nos momentos em que ela pode ser tediosa, estressante e desagradável – como em tráfego pesado ou trechos longos de rodovias. O motorista médio nos Estados Unidos passa quase 100 horas por ano parado no trânsito, segundo dados da empresa de análise de transporte Inrix.

O diretor de tecnologia e desenvolvimento de produtos avançados da Ford, Doug Field, diz que a Ford vê a tecnologia de direção autônoma como uma oportunidade para redefinir a relação das pessoas com os veículos: 

“Os clientes que usam o BlueCruise já estão experimentando os benefícios de dirigir sem as mãos. A profunda experiência e talento da equipe da Latitude vai nos ajudar a acelerar o desenvolvimento da nova tecnologia de direção autônoma – não só para tornar as viagens mais seguras, agradáveis e menos estressantes, mas também para que os nossos clientes possam aproveitar melhor o seu tempo.”

marca Ford cria subsidiária para desenvolver tecnologia de carros autônomos
Tela do Blue Cruise, sistema de assistência à direção da Ford (Foto: Divulgação/Ford)

A criação da Latitude faz parte da mudança estratégica da Ford, feita no ano passado, de se concentrar nas tecnologias de direção autônoma para veículos de propriedade pessoal. A Ford contratou cerca de 550 funcionários, para atuar nas áreas de aprendizado de máquina e robótica, plataformas na nuvem, mapeamento, sensores e sistemas de computação, operações de teste, sistemas e engenharia de segurança. 

A equipe da Latitude desenvolveu grande parte da sua experiência em direção autônoma, incluindo ferramentas de desenvolvimento de software e infraestrutura, e também em sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).

“Acreditamos que a tecnologia de direção autônoma vai ajudar a melhorar a segurança e trazer experiências totalmente novas para os clientes, que reduzem o estresse e, no futuro, permitirão ao motorista usar o seu tempo como achar melhor”, disse Sammy Omari, diretor executivo de Tecnologias ADAS da Ford, que também vai atuar como CEO da Latitude. 

“A experiência da equipe da Latitude complementa e aprimora ainda mais a equipe global interna de ADAS da Ford para o desenvolvimento de futuras tecnologias de assistência ao motorista, trazendo os vários benefícios da automação”, afirma Omari.

A Latitude ficará sediada em Pittsburgh, no Estado da Pensilvânia, com centros de engenharia adicionais em Dearborn (Michigan) e Palo Alto (Califórnia). A empresa também terá uma pista de testes de velocidade em Greenville, na Carolina do Sul.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar