Ayrton Senna, o grande ícone do automobilismo brasileiro, estaria completando 63 anos de idade no próximo dia 21 de março se estivesse vivo. Para relembrar o ídolo, um artista mostrou como ele estaria atualmente através de uma imagem criada com ajuda da inteligência artificial.
Veja como o ídolo Ayrton Senna estaria atualmente
O artista Alper Yesiltas postou em seu instagram uma imagem de como seria atualmente a aparência de Ayrton Senna, um dos maiores ídolos do automobilismo brasileiro. A foto, manipulada via inteligência artificial recebeu milhares de curtidas.
Se estivesse vivo, Senna estaria completando 63 anos de idade no próximo dia 21 de março. Na postagem, os fãs se comoveram com o resultado e deixaram várias mensagens na publicação.
VEJA TAMBÉM
Confira a publicação original no Instagram.
Ídolo do automobilismo brasileiro
Ayrton Senna nasceu em São Paulo (SP), filho de Milton Guirado Theodoro da Silva e de Neyde Joanna Senna da Silva. Seu pai era apaixonado por automobilismo e conseguiu montar um kart para Senna quando o ídolo tinha apenas quatro anos de idade.
Assim nasceu uma paixão que conquistou o mundo. Aos treze anos, Senna começou a competir oficialmente como piloto de Kart, conquistando sua primeira vitória oficial em 1973, ano de estreia. Tal fato aconteceu no Kartódromo de Interlagos, que hoje leva seu nome.
Em 1977 ganhou o seu primeiro “Campeonato Sul-Americano de Kart”, repetindo o feito em 1980. Foi campeão brasileiro de kart em 1978, 1979 e 1980 e campeão paulista em duas ocasiões, em 1974 (na categoria júnior) e 1976. Também foi duas vezes vice-campeão mundial de kart, em 1979, empatando com o campeão nos pontos, mas perdendo no desempate, e 1980.
Em 1981, começou a competir na Europa, ganhando o campeonato inglês de Fórmula Ford 1600 pela equipe de Ralf Firman. Em 1982, foi campeão europeu e britânico de Fórmula Ford 2000 (22 vitórias em 27 corridas), pela equipe de Dennis Rushen.
Em 1983, Senna venceu o campeonato inglês de Fórmula 3 Inglesa (treze vitórias em 21 corridas, sendo 9 delas consecutivas), pela equipe de Dick Bennetts.
Estas conquistas chamaram a atenção das grandes equipes de Fórmula 1, realizando a estreia na principal competição de automobilismo mundial em 1984 pela equipe Toleman. Senna fez sua estreia justamente no Brasil, no autódromo de Jacarepaguá.
Em 1985, Ayrton Senna foi para a Lotus e conquistou de vez seu espaço na Fórmula 1. Foi nesta temporada que o ídolo brasileiro venceu seu primeiro Grande Prêmio. A vitória veio no GP de Portugal.
A história de Senna na Fórmula 1 foi marcante. Ao todo, foram 162 GPs disputados, 41 vitórias, 80 pódios, 65 pole positions e 3 títulos conquistados em 1988, 1990 e 1991, todos com a McLaren.
Ayrton Senna teve sua brilhante carreira abreviada em 1994. A bordo da Willians, Senna sofreu um acidente no GP de San Marino, em Ímola, e não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer no dia 1 de maio de 1994, mas com a certeza de que o mundo do automobilismo jamais o esquecerá.