Rifas de carros e motos de luxo nas redes sociais: o que diz a lei sobre isso?

Rifas de carros e motos de luxo nas redes sociais: é permitido? Quem pode fazer? Existe multa? Saiba TUDO

As rifas de carros e motos de luxo têm ganhado cada vez mais força nas redes sociais. Mas, será que elas são legais? Qualquer pessoa está apta para fazer rifas online? A seguir, o Garagem360 explica, de maneira prática e didática, todos os detalhes para você.

Foto: Garagem360
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Rifas de carros e motos de luxo nas redes sociais: o que diz a lei? 

As rifas online não são permitidas no Brasil. A propósito, elas são classificadas como contravenção penal. Em outras palavras, trata-se de uma infração que é definida como de menor gravidade. 

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Quem participa de rifas online também comete crime? 

A participação de rifas de carros e motos de luxo também é considerada como contravenção penal. Nesse caso, os participantes ficam passíveis de multas. 

Quando as rifas são permitidas? 

De maneira geral, elas são autorizadas para causas filantrópicas, segundo a Lei 5.768/1971, que foi regularizada pelo Decreto 70.951/1972. 

Onde pedir autorização para fazer uma rifa? 

Esse processo deve ser solicitado junto ao Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria de Prêmios e Apostas.

Como solicitar autorização para o sorteio de rifas? 

Basta acessar o Sistema de Controle de Promoções Comerciais (SCPC). Ele é gerenciado pelo  Ministério da Fazenda e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). 

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E as organizações sem fins lucrativos? 

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Segundo o Ministério da Fazenda, elas precisam pagar uma taxa de autorização. Também é necessário apresentar documentação, bem como o regulamento do sorteio. 

As rifas de carros e motos de luxo voltaram a ter destaque no noticiário após a prisão do influenciador digital Eric Trem Bala, de 32 anos. 

O mandado de busca e apreensão aconteceu na última terça-feira (16), em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A investigação revelou que o influenciador sorteada veículos de luxo na internet. Para participar da campanha, os seguidores tinham que comprar cotas que eram comercializadas por valores baixos, a partir de R$ 0,10.

Esses veículos eram até entregues para os sorteados, contudo, os premiados eram ganhadores próximos a ele. 

O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe. 

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Matheus Azevedo
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