Imagine só receber uma notificação de multa via e-mail, realizar o pagamento para evitar inadimplência, e, pouco tempo depois, descobrir que, na verdade, tudo não passa de um golpe?
Bem, é exatamente essa a situação atual. Para melhor entender, há um novo golpe do envio de notificação de multas falsas que está causando uma grande dor de cabeça nos condutores.
Quer entender mais? Acompanhe o Garagem360 e se atente!
Como funciona o golpe da multa de trânsito?
Dia após dia, novos golpes surgem na internet, e o trabalho “bem feito” dos golpistas se torna cada vez mais difícil de identificar. Esse é exatamente o caso da notificação de multa via e-mail.
Basicamente, os golpistas enviam um e-mail para o condutor informando sobre uma notificação de multa. Como é de conhecimento geral, quando o motorista comete alguma infração suscetível à multa, ele deve efetuar o pagamento o quanto antes.
Assim, sem pensar muito, as vítimas efetuam o pagamento do boleto ou pelo código Pix informado no e-mail recebido. Entretanto, o que acontece é que esse dinheiro, na verdade, vai para os golpistas.
Pior ainda, na grande maioria das vezes, nem mesmo há uma multa para aquela pessoa, e tudo não passa de uma grande enganação que pode não só gerar prejuízos financeiros, mas também comprometer a segurança dessas pessoas.
Fique de olhos abertos: conheça as multas que mais arrancaram dinheiro dos motoristas no 1º trimestre de 2024
Como saber se a notificação de multa é real ou golpe?
Normalmente, a única forma de verificar se há uma notificação de multa existente para determinado condutor/veículo é através do site oficial do Departamento Estadual de Trânsito local.
No caso do Detran-RJ, por exemplo, o órgão deixa claro que qualquer tentativa de comunicação eletrônica sobre o cometimento de infrações é golpe, e que não há esse tipo de contato direto.
Além disso, o departamento local menciona que os links recebidos por esse tipo de e-mail podem conter vírus e malwares que danificam os equipamentos eletrônicos das vítimas.
Como saber se uma multa é real ou golpe?
- Acesse o site oficial do Detran local ou o aplicativo da CNH Digital e consulte se há alguma notificação real
- Desconfie de notificações recebidas via e-mail, sms ou qualquer outra forma de contato eletrônico
- Verifique as informações da notificação
Por fim, ao cair em um golpe, a orientação é para que a vítima abra, imediatamente, um Boletim de Ocorrência.
Aproveite para conferir: TELAS proibidas para passageiro: veja o que pode e não pode