Renault paralisa produção no Brasil hoje (02/08), saiba o por quê

Renault
A Renault decidiu dar férias coletivas de dez dias por conta da falta de semicondutores (Foto: Divulgação/Renault)

A falta de semicondutores não para de fazer vítimas aqui no Brasil. Diversas marcas estão sofrendo ou já sofreram com paralisações nas atividades de suas fábricas. Nesta segunda-feira (02), será a vez da Renault ter que dar um tempo na produção de veículos e comerciais leves. As plantas ficam localizadas em um polo industrial de São José dos Pinhais-PR.

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

 

Renault
Foto: Divulgação/Renault

Falta de semicondutores paralisa a Renault (PR)

A informação foi divulgada pela revista especializada “Quatro Rodas”. De acordo com a publicação, todo o quadro de funcionários ganharão férias. Elas valerão de acordo com a unidade de produção. Para quem não sabe, a Renault possui uma instalação para cada tipo de veículo.

Na Curitiba Veículos de Passeio (CVP) , essas férias começarão hoje e irá durar até o dia 11/08. Isso significa que nenhum veículo será produzido durante 10 dias. Todos os turnos serão afetados.

Entretanto, a marca disse em comunicado divulgado pelo “Automotive Business” que o problema já começou na semana passada. “Além disso, nos dias 29 e 30/07 não haverá produção na fábrica de veículos de passeio. A produção referente a estes dois dias será compensada em datas futuras a serem definidas pela empresa.”, diz a empresa em comunicado.

Leia mais: Carros mais vendidos em julho de 2021; confira prévia da Fenabrave!

Renault
Foto: Divulgação/Renault

Já a unidade que produz os comerciais leve seguirá o modelo. Porém, por um tempo menor. A parada na Curitiba Veículos Utilitários começará nesta segunda-feira e irá até sexta-feira (06). Ou seja, daqui a sete dias, tudo voltará ao normal. Bom, é isso que a montadora francesa espera .

Está não será a primeira vez em que a Renault se vê nessa situação. A planta localizada na região metropolitana de Curitiba já tinha parado no fim de março. Agora, ela se junta a outras marcas que sofrem com o mesmo problema.

Montadora viveu uma boa fase no primeiro semestre

Renault
Foto: Divulgação/Renault

Estamos falando de uma fabricante que teve um bom volume de vendas no primeiro semestre. Suas vendas representaram 6,92% de todas as vendas no Brasil, no último semestre.

Aliás, o período foi bom para todo o Renualt Group. Os balanços divulgados pela marca mostraram um crescimento de 18,7%. Fazendo o recorte apenas da América Latina, o aumento foi de 15,9%

A crise está deixando suas marcas

Foto: Divulgação/Volkswagen

Como podemos ver, muitas montadoras não puderam escapar da falta dos semicondutores. A Chevrolet teve está com duas de suas fábricas com as atividades suspensas. Hyundai e Volkswagen estão tentando voltar aos poucos.

Os números da crise? Na metade do mês passado, a Auto Forecast Solutions divulgou um levantamento sobre o assunto. Até o momento, 14 fábricas tinha sofrido paralisações por conta da falta do componente elétrico. Além disso, o número de veículos que não seriam fabricados até o último sábado (31/07) seria de 220 mil. A probabilidade deles terem acertado é enorme.

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar