Relembre os carros que saíram de linha em 2022 no Brasil

Na lista de carros que saíram de linha em 2022, modelos que fizeram história no mercado brasileiro deram adeus; saiba quais foram

Após uma leva relevante de veículos descontinuados no fim de 2021 – por conta da entrada de novos limites de emissões neste ano –, 2022 também marcou o fim de nomes de peso na indústria automobilística nacional. Nesta lista especial do Garagem 360, relembramos os carros que saíram de linha em 2022 no Brasil.  

5 carros que saíram de linha em 2022 no Brasil

Muitos aspectos são analisados pelas fabricantes para a tomada de decisão de tirar um veículo de linha no Brasil, como o desempenho em vendas, a remodelação da estratégia comercial da marca ou a defasagem do modelo em relação à legislação (como novos padrões de segurança ou emissões) ou à concorrência, entre outros. 

Neste ano, veículos que fizeram história no Brasil deram adeus à produção nacional e não poderão mais ser encontrados como zero-quilômetro nas concessionárias a partir de 2023 – com exceção, é claro, de uma ou outra unidade que tenha “sobrevivido” nos estoques após a virada de ano. A seguir, relembre 5 carros que saíram de linha em 2022

5 – Renault Sandero

Carros que saíram de linha em 2022 Renault Sandero

Renault Sandero já não é mais fabricado no Brasil, embora o aventureiro Stepway siga à venda (Foto: Divulgação/Renault)

Ainda que ainda conste no conste no site oficial da Renault, o Sandero já não é mais produzido nas versões “convencionais”. Conforme antecipado pela marca em outubro, somente o aventureiro Renault Stepway – que é tratado pela fabricante como um modelo à parte da linha Sandero – segue em linha. 

O hatch despediu-se do Brasil após 15 anos de mercado e duas gerações lançadas. Na edição derradeira, o Sandero S Edition custava R$ 83.190 e trazia motor 1.0 SCe, de 82/79 cv de potência a 6.300 rpm (E/G) e 10,5/10,2 kgfm de torque a 3.500 rpm. O câmbio era manual de 5 marchas. Quem quiser um modelo da Renault com o mesmo espaço interno do Sandero ainda pode levar pra casa um Stepway 1.0, que parte de R$ 77.990.

4 – Caoa Chery Tiggo 3X

Carros que saíram de linha em 2022 Caoa Chery Tiggo 3X

Caoa Chery Tiggo 3X durou apenas 1 ano no mercado brasileiro e já não é mais produzido (Foto: Divulgação/Caoa Chery)

Durou pouco tempo a história do Caoa Chery Tiggo 3X no Brasil. Após ser lançado oficialmente em maio de 2021, o SUV compacto da marca despediu-se precocemente neste ano, também em maio, entrando na lista dos carros que saíram de linha em 2022 no Brasil

Vale lembrar que o Tiggo 3X, na verdade, era uma reestilização do já conhecido Tiggo 2 – lançado em 2017. Este, por sua vez, era derivado diretamente do hatch Celer – que começou a ser importado da China em 2013. Vendido na faixa dos R$ 105 mil, o Tiggo 3X era o carro mais barato da Caoa Chery. Atualmente, quem ocupa este posto de veículo a combustão mais acessível da marca é o SUV Tiggo 5X, que parte de R$ R$ 164.990.

3 – Hyundai HB20X

Carros que saíram de linha em 2022 no Brasil Hyundai HB20X

Hyundai HB20X foi ‘aposentado’ com a chegada da linha 2023 do compacto, em julho (Foto: Divulgação/Hyundai)

A chegada do Hyundai HB20 2023, apresentado em julho, marcou o fim da oferta do aventureiro HB20X. Antes da atualização, o modelo tinha preço inicial de R$ 83.990 e estava disponível em quatro configurações, sempre com motor 1.6 flex e opções de câmbio manual ou automático de seis marchas.

Lançado ainda na primeira geração do compacto, o Hyundai HB20X entrou na lista dos carros que saíram de linha em 2022 por ter perdido representatividade dentro da gama do hatch: menos de 10% das vendas eram concentradas na versão aventureira, que tinha como concorrentes os modelos Fiat Argo Trekking e Renault Stepway. Como alternativa, a marca continua a oferecer o Creta de antiga geração, na versão Action, a R$ 110.990.

2 – Volkswagen Gol

Carros que saíram de linha em 2022 no Brasil Volkswagen Gol Last Edition

VW Gol é o modelo mais emblemático da lista, já que ‘pendurou as chuteiras’ após 42 anos de história (Foto: Divulgação/VW)

O Volkswagen Gol despediu-se do mercado brasileiro em 2022 após 42 anos de história. O hatch, que teve três gerações diferentes – englobando os modelos “Gol G1” a “Gol G7” –, já não é mais fabricado em Taubaté (SP). Para marcar este momento, a Volkswagen preparou a série especial Gol Last Edition, limitada a 1.000 unidades – sendo 650 delas exclusivas para o Brasil.

Com preço de lançamento de R$ 95.990, o modelo derradeiro foi disputado por colecionadores e esgotou o lote de venda online em minutos. A última unidade do Gol Last Edition, inclusive, foi arrematada pelo valor equivalente a um T-Cross zero quilômetro em leilão. Para ocupar o lugar do Gol, a Volkswagen prepara para fevereiro de 2023 a estreia do Polo Track 2024saiba aqui como reservar o novo hatch de entrada da Volkswagen.

1 – Volkswagen Voyage

Carros que saíram de linha em 2022 Volkswagen Voyage

Volkswagen Voyage deu adeus ao Brasil junto ao Gol e teve despedida ofuscada pelo fim do hatch (Foto: Divulgação/VW)

Mesmo sem toda a pompa da série do Gol Last Edition, o Volkswagen Voyage também é um dos carros que saíram de linha em 2022 no Brasil. Ainda que apareça no site da marca – por conta do estoque remanescente –, o sedã compacto derivado do Gol também não é mais produzido em Taubaté. 

Na última versão disponível, 1.0 MPI, o Volkswagen Voyage tinha preço inicial de R$ 89.850. Com todos os opcionais disponíveis e pintura metálica, o valor do três-volumes podia alcançar surreais R$ 99.870, superando até mesmo a tabela do Gol Last Edition. Sem um sucessor imediato para o Voyage, a Volkswagen irá apostar em novas versões para o Virtus reestilizado, que terá o mesmo motor 1.0 170 TSI da linha Polo 2023, menos potente e mais econômico que a variante 1.0 200 TSI.

Curtiu essa lista do Garagem 360 com os carros que saíram de linha no Brasil em 2022? Então, continue acompanhando a gente pra saber quais os lançamentos mais aguardados de 2023. E, se você é dono de carro, moto ou caminhão, fique atento às novidades do IPVA 2023.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Gustavo de Sá
Escrito por

Gustavo de Sá

Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.

ASSISTA AGORA