Projeto prevê elevar o peso total permitido para veículos que exigem habilitação B

Quem tem habilitação B (Categoria B) agora vai poder conduzir veículos com peso bruto maior. Entenda mais da novidade.

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que prevê elevar o peso total permitido para veículos que exigem habilitação B.

Na prática, condutores com essa categoria vão poder dirigir picapes e outros veículos maiores sem necessidade de mudar para a categoria C ou superior. 

Neto Carlleto

Neto Carlleto é autor do projeto de Lei que aumenta limite para condutores da habilitação B. – Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados

Quem tem habilitação B poderá dirigir veículos com peso bruto de 3.700 kg

Atualmente, o limite do peso bruto é de 3.500 quilos, uma medida usada internacionalmente para diferenciar vans e caminhonetes de caminhões.

O projeto propõe aumentar este limite para 3.700 quilos, de modo a alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

O Projeto de Lei 2400/22, de autoria do deputado Marco Brasil (PP-PR) foi aprovado como um substitutivo por recomendação do relator, o deputado Neto Carletto (PP-BA). 

“Entendemos que elevar o limite da categoria B para 3.700 kg em nada compromete a habilidade do condutor, tampouco compromete a segurança viária”, avaliou o relator, em concordância com o autor do projeto.

Entretanto, o autor optou por modificar parte do texto original da proposta, que alterava a pesagem máxima específica das picapes. Segundo ele, a medida foi para evitar conflito com a classificação internacional usada nos testes de segurança. 

“A indústria automotiva nacional utiliza as normas internacionais para garantir a segurança dos dispositivos usados nos veículos fabricados no Brasil”, ressaltou o relator.

Além disso, Carletto decidiu incluir dados sobre pesagem também na parte do CTB que define a velocidade máxima permitida nas vias.

Assim, veículos com peso de até 3.700 kg poderão atingir velocidades de até 110 km/h em pista dupla e 100 km/h em pista simples.

A proposta deve ainda passar pela análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo.

Motorista  de caminhões de pequeno porte são os principais beneficiados

Os maiores beneficiados serão os motoristas de caminhões pequenos e vans com opção de chassi. Entre as opções estão:

  • Volkswagen Delivery Express, com capacidade de carga de 1.453 kg
  • Hyundai HR, com capacidade de 1.800 kg
  • Mercedes Benz Sprinter com carroceria, entre outros. 

No entanto, vale ressaltar que se o motorista for dirigir um destes modelos (ou outro com pesagem bruta até 3.700 kg), precisa ter essa informação na CNH. 

A princípio, o processo é simples e rápido, incluindo exame psicológico no ato do pedido e nas renovações. Cada Detran cobra um valor para isso.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA