Prisão de Carlos Ghosn pode afetar aliança Renault-Nissan-Mitsubishi

Na última segunda-feira (19/11), o brasileiro Carlos Ghosn, ex-CEO da aliança Renault-Nissan-Mitsubushi, foi preso em Tóquio, no Japão. Ele foi acusado de fraude fiscal e uso de ativos empresariais para fins pessoais.

Conhecido como “titã” da indústria automobilística, o executivo foi um dos responsáveis pela recuperação da Nissan em meados dos anos 2000, quando a companhia enfrentava uma situação crítica no mercado e beirava à falência. Por conta de suas empreitadas de sucesso, o profissional se tornou uma figura muito querida entre os japoneses e virou até personagem de mangá.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Ghosn atuava no conselho e na presidência da Renault, Nissan e Mitsubishi. Por isso, o brasileiro ficou à frente da aliança entre as companhias, que compartilham projetos, ações e tecnologias. Juntas, as montadoras venderam 10,6 milhões de veículos em 2017 e se consolidaram como o grupo com o maior número de vendas no mundo.

Por conta do escândalo, alguns especialistas do setor afirmaram que a aliança Renault-Nissan-Mitsubushi estava ameaçada – as ações das três empresas despencaram. Entretanto, as montadoras não divulgaram informações sobre o assunto. Ontem (20/10), a Renault publicou um comunicado dizendo que está ciente da situação e que Thierry Bolloré, atual COO, assumirá a posição de Ghosn.

A previsão é de que o brasileiro fique preso por pelo menos 10 dias. Entretanto, vale a pena destacar que a legislação do Japão permite que uma pessoa fique detida por até 23 dias antes de receber uma acusação formal.

Quem é de quem

Na galeria, veja quem é dono de quem e conheça as principais alianças do mundo automotivo:

 

 

 

 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Maria Beatriz Vaccari
Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

ASSISTA AGORA