Polêmica: Hilux e SW4 têm vendas suspensas após investigação de fraude

A Toyota suspendeu a venda de, pelo menos, 10 carros com motores a diesel. Entre os veículos afetados, estão: Hilux e SW4.

A medida foi tomada após o comitê investigativo especial descobrir que a afiliada da montadora japonesa fraudou testes de certificação de três famílias de propulsores.

O anúncio da suspensão foi feito pela própria fabricante que, recentemente, atingiu o marco de 2 milhões de unidades produzidas na Argentina do Hilux e SW4. A seguir, o Garagem360 revela mais detalhes sobre o caso. Confira! 

Toyota Hilux (Foto: Divulgação)
Toyota Hilux (Foto: Divulgação) 

Caso Toyota: por que a produção dos veículos foi interrompida? 

A Toyota Industries Corporation (TICO), que desenvolve os motores, costuma usar um software durante os testes de certificação.

Porém, ela recorreu a uma versão diferente daquela aplicada na produção em série dos motores. A ideia dessa estratégia era que os veículos alcançassem potências e performances mais suaves e que com menos oscilações. 

Leia também: Toyota Hilux e SW4 atingem marco de 2 milhões de unidades produzidas

Quais foram os modelos afetados? 

A suspensão atinge a produção em todo mundo. Ela inclui os seguintes carros: 

  • Hilux  

  • SW4

  • Land Cruiser 300

  • Hiace

  • Innova

  • Lexus LX500D

Toyota SW4 (Foto: Divulgação)
Toyota SW4 (Foto: Divulgação)

O que disse a Toyota?

De acordo com a montadora, os carros que passaram por esse processo atendem aos padrões de potência do motor. E, segundo a companhia, o uso de motores ou automóveis não precisa ser interrompido. 

Apesar desse comunicado, a fabricante parou a comercializou e ainda não informou quando a produção será retomada. 

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

 

Segundo o porta-voz da Toyota os problemas da companhia estão relacionados à  “suavização” das curvas de potência e torque. Ele ainda reforça que: 

“Isto não tem qualquer impacto nas emissões ou na segurança dos veículos afetados”, assegurou. 

Já o CEO da Toyota, Koji Sato, explicou, em entrevista coletiva, que a fabricante japonesa usou 36.000 dos motores afetados pela investigação a cada mês. Esses dados se referem não só ao seu país de origem, mas em todo mundo. E, segundo o executivo, isso corresponde a 432.000 unidades por ano.

O que disseram as autoridades japonesas? 

Em comunicado oficial, o Ministério dos Transportes do Japão exigiu que a Toyota Industries solucionasse os problemas de gestão relacionados aos testes de motores. Além disso, foi informado que serão feitas novas inspeções e, caso seja necessário, serão aplicadas penalidades para a companhia. 

“A fraude é um ato que mina a confiança do usuário e abala os próprios alicerces do sistema de certificação automotiva”, destaca o ministério.

O Garagem360 continua acompanhando mais detalhes dessa suspensão. E, assim que tiver mais novidades, publicaremos por aqui. 

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