Lula ganha carro de mais de meio milhão da BYD. Como ficam os impostos?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem um novo carro em sua garagem. Trata-se de um BYD Tan para uso em comodato. O SUV é um modelo elétrico, com energia limpa e sem poluição. A máquina proporciona uma potência de 517 cv e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em incríveis 4,6 segundos.

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
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A BYD concedeu o empréstimo do seu SUV durante um ano, isto é, até 23 de janeiro de 2025. Contudo,as autoridades devem atender às cláusulas específicas em relação ao uso do modelo. 

Por exemplo: o Presidente precisa devolver o carro “como recebeu” e arcar com a manutenção do automóvel durante a vigência do contrato. 

O documento assinado pelas partes sinaliza ainda que o empréstimo é para uso e conhecimento do veículo. Além disso, em caso de defeitos irreversíveis, o Palácio do Planalto deve ressarcir o valor do SUV à empresa. Isso deve ser feito no prazo de 30 dias. 

Quanto custa o BYD Tan? 

O valor do BYD Tan, de acordo com o site da montadora, é de R$ 529.890. Como diferencial, o carro elétrico tem espaço para até 7 ocupantes. 

Quais são os diferenciais do SUV elétrico? 

O design é um dos principais destaques do BYD Tan. Ela é uma máquina poderosa e que transmite uma imagem bastante dinâmica. 

(Foto: Divulgação/BYD)
(Foto: Divulgação/BYD)

 

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Como é a bateria do BYD Tan? 

Ela é equipada com 86.4 kWh. Pode ser recarregada de 30% a 80% em somente 30 minutos. Além disso, os proprietários deste veículo têm 8 anos de garantia. 

O test drive do Presidente Lula será uma oportunidade de ouro para o “Programa Mobilidade Verde e Inovação — Mover” ganhar ainda mais força no governo. 

De maneira resumida, trata-se de um programa que tem como objetivo estimular a produção de veículos sustentáveis, bem como incentivar pesquisas que focam na indústria de mobilidade. 

Portanto, com uma possível avaliação positiva de Lula, é possível acreditar em um cenário mais forte para os carros elétricos no país, inclusive, para baratear os valores dos carros elétricos. 

Quer saber mais sobre o novo carro do Presidente? Assista:

Fábrica no Brasil também entra em pauta 

O encontro que aconteceu no Palácio da Alvorada entre Tyler Li, presidente da BYD Brasil; Lula; Janja, primeira-dama do país; e outras autoridades do governo, também foi uma oportunidade para os executivos da BYD apresentarem os planos de investimento para o País.

O  primeiro deles será na Bahia e é a primeira fábrica da empresa fora da Ásia. A propósito, o início das obras está agendado para o 1º trimestre de 2024. 

“A BYD vai investir R$3 bilhões no complexo de Camaçari, que terá capacidade inicial de produzir 150 mil carros por ano e será a primeira fábrica de automóveis da empresa fora da Ásia. O novo polo industrial deve gerar 10 mil postos de trabalho (empregos diretos e indiretos) e os processos de seleção já foram iniciados. A ideia é priorizar a mão de obra local, por intermédio da capacitação e total integração entre os colaboradores brasileiros e chineses”, destaca Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

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Por que os carros elétricos podem ficar mais caros em 2024?

Em 2024, o governo volta a aplicar o imposto de importação para veículos elétricos. Os reajustes começam já no primeiro mês do ano, com 10%. 

Outras alterações já foram agendas, sendo a segunda em 18% em julho. Posteriormente, as mudanças acontecem em julho de 2025 (25%) e julho de 2026 (35%).

 

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