Carros híbridos e elétricos estão mais caros em 2024; entenda

Saiba porque os carros híbridos e elétricos estão mais caros em 2024 e entenda as mudanças significativas que incidem sobre eles; confira!

Um novo ano começou, mas, infelizmente, para quem se interessa pelos veículos elétricos e híbridos, há uma má notícia: os carros híbridos e elétricos estão mais caros em 2024.

Basicamente, uma nova decisão governamental altera diretamente o valor final desses veículos, o que faz com que o consumidor pague a mais para levar uma unidade para a casa.

Essa decisão traz à tona as alíquotas dos impostos que voltam agora a incidir sobre esses automóveis. Acompanhe o Garagem360 e veja os detalhes!

 

Foto: Freepik

Saiba porque os carros elétricos e híbridos estão mais caros em 2024

Há não muito tempo, o Governo Federal optou por isentar os consumidores das alíquotas de importação dos veículos elétricos e híbridos.

O porquê? Bem, trata-se de mais um programa de incentivo para a compra e veículos dessa categoria, afinal, além da redução da emissão de gases poluentes, que afeta a sustentabilidade, há uma série de outras vantagens.

No entanto, uma grande pressão das montadoras fez com que a decisão fosse por água abaixo. Basicamente, as montadoras apontaram que essa isenção prejudica o mercado nacional.

Com isso em mente, a partir de agora, haverá a volta gradual das alíquotas de importação, o que faz com que os carros elétricos e híbridos fiquem mais caros em 2024.

 

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Alíquota para carros elétricos é de 10%, mas ainda vai subir

Assim como dito, as alíquotas voltarão a incidir sobre os carros híbridos e elétricos de forma gradativa. Isso quer dizer que elas serão reaplicadas gradualmente, até que o total seja alcançado.

Dessa forma, a partir deste mês de janeiro de 2024, a alíquota é de 12% para carros híbridos, e de 10% para carros totalmente elétricos.

O objetivo final é fazer com que o mercado de carros híbridos e elétricos continue a avançar no Brasil, dadas as vantagens, mas ainda dando espaço para que as montadoras que atuam nacionalmente possam evoluir sem “empecilhos externos”, por assim dizer.

 

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Impacto é grande para algumas marcas

Ainda é difícil dizer como fica o preço dos veículos mais populares entre os brasileiros, como Ora 03, BYD Dolphin, BYD Song Plus e afins, mas tem-se algumas ponderações que apontam quais são as marcas mais afetadas pela mudança.

Esse é exatamente o caso da Volvo, como por exemplo. A montadora já havia anunciado a pré-venda do EX30 com preços bastante atrativos, e para mantê-lo, terá que assumir parte dos custos atribuídos à importação.

No caso da BYD e da GWM, duas gigantes chinesas, há um alívio, afinal, elas já anunciaram o início das produções locais em breve. Ou seja, alguns modelos estarão enquadrados nas regras nacionais e isentos da importação.

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Vitória Marques
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