Pneu desgastado: cuidado, ele pode indicar mais problemas do que você imagina

Um pneu desgastado pode ser muito pior do que muita gente imagina. Isso porque esse desgaste pode indicar que há outros componentes do veículo danificados.

O grande ponto é que esses danos são de alto risco, principalmente nas estradas, e entender o que está por trás do desgaste prematuro dos pneus é essencial.

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Foto: Freepik

O que o pneu desgastado pode significar?

É completamente normal que o pneu desgaste após determinado tempo de uso, mas o que fazer se esse desgaste acontecer de forma prematura demais?

De forma simples e breve, o desgaste prematuro do pneu pode indicar problemas nos amortecedores e molas do automóvel, o que é um tanto quanto alarmante.

Para melhor entender, isso indica problemas na suspensão, que consiste naquele conjunto de peças que garantem a estabilidade do veículo e evita grandes impactos.

Isso acontece porque quando os amortecedores e molas estão comprometidos, a roda passa a impactar o solo com maior intensidade, o que resulta justamente no desgaste do item.

Esse tipo de situação prejudica não só o desempenho do carro, mas dificulta a dirigibilidade e trazem riscos até mesmo à segurança, afinal, os pneus são essenciais para o funcionamento de um automóvel.

O que fazer para evitar o desgaste prematuro dos pneus?

  • Mantenha os pneus sempre calibrados de forma adequada;
  • Faça o rodízio de pneus conforme as orientações do fabricante;
  • Alinhe e balanceie as rodas regularmente, especialmente após dirigir em estradas ruins ou grandes impactos;
  • Evite o excesso de peso no veículo;
  • Pratique uma condução suave;
  • Verifique regularmente a condição dos pneus, e, se necessário, faça a troca e/ou reparo;
  • Troque os pneus quando o indicador de desgaste indicar o limite de segurança.

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O que e como fazer o rodízio de pneus?

Basicamente, o rodízio de pneus consiste em trocar a posição dos pneus de um carro. De forma mais clara, os pneus do eixo traseiro passam para o dianteiro e vice-versa.

Além disso, normalmente, também é indicado trocar o lado do pneu. O proprietário também pode optar por trocar apenas os lados ou a posição dos eixos, desde que de forma variada.

Por fim, o objetivo nada mais é que promover um desgaste uniforme dos pneus, assim como prolongar a vida útil de cada um deles.

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