O que não te falaram sobre a recapagem de pneus

Vamos falar de recapagem de pneus? De uma forma simples, esse processo consiste no reaproveitamento da carcaça de pneus desgastados pelo uso e que passam por um processo de “reforma”.

Além da prática ser ecologicamente correta, ela pode reduzir significativamente os custos para o consumidor. Mas afinal, será que isso é realmente seguro?

É o que a gente te conta agora. Acompanhe o Garagem360 e tire todas as suas dúvidas!

Foto: Freepik

Como funciona a recapagem de pneus?

Conforme dito brevemente, a recapagem de poneu funciona através da recuperação da carcaça e da reposição da banca de rodagem do pneu, quando desgastado pelo uso.

Essa prática é mundialmente popular, e pode garantir uma grande economia na hora da compra. Isso porque seu valor é até 75% mais barato que os pneus novos.

Normalmente, em pneus de carga, é possível fazer até duas reformas no item. Entretanto, isso vai depender de dois fatores principais:

Vale destacar que a Associação Brasileira da Reforma de Pneus (ABR) indica que a prática possibilita o reaproveitamento da carcaça com total segurança.

Além disso, o rendimento quilométrico é um tanto quanto semelhante a um pneu novo. De qualquer forma, é claro que a origem da recapagem deve ser muito bem avaliada para garantir que o pneu funcionará de forma segura e eficiente.

Veja também: Pneu desgastado: cuidado, ele pode indicar mais problemas do que você imagina

Quais as vantagens da recapagem de pneus?

  • Todo o processo mantém as especificações do fabricante, o que preserva suas características originais
  • Custo de até 75% a menos quando comparado a um pneu novo
  • A prática contribui significativamente para o meio ambiente e para a sustentabilidade

A recapagem de pneus é segura?

Sim. Os pneus recapados são seguros e legais. Ou seja, todo o processo de recapagem acontece dentro dos conformes das leis vigentes por aqui, o que garante a segurança adequada.

No entanto, é preciso se atentar na hora de realizar a recapagem. Ela deve ser feita apenas por especialistas e seguir todos os critérios estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro e demais órgãos.

Por fim, vale destacar que, veículos flagrados com pneus reformados que contrariem as normas de trânsito estão sujeitos a:

  • Infração grave
  • Multa de R$ 195,23
  • Retenção até a devida regularização

Aproveite para conferir: Novas categorias da CNH? Entenda direito essa história

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar