Pneu remold é permitido por lei? TUDO que você precisa saber antes de adquirir um

Os pneus remold, também conhecidos como recapados, surgem como uma alternativa mais econômica em relação aos novos, principalmente em tempos de alta na inflação. Mas pneu remold é permitido por lei? É seguro? Vale a pena?

Nós do Garagem360 analisamos os principais pontos sobre o tema e vamos tentar responder essas perguntas. Acompanhe!

Pneu remold é permitido por lei - Foto: Freepik
Pneu remold é permitido por lei – Foto: Freepik

Pneu remold é permitido por lei? 

Sim, pneu remold é permitido por lei no Brasil, desde que atendam às normas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e o Contran (pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Em tese, o pneu remold é um pneu que passou por algum processo de vulcanização para ser usado por mais tempo.

Em outras palavras, é um pneu usado que teve sua borracha tratada. Pode ou não ter passado por danos como rasgos, furos, mas que agora estão em boas condições de uso.  

De acordo com a Resolução nº 158/2004 do Contran, os pneus remolds devem seguir as seguintes regras:

  • Ter as mesmas condições e dimensões dos originais
  • Ter os mesmos índices de carga e velocidade dos originais
  • Apresentar as mesmas posições de montagem que os originais
  • ‍Apresentar a mesma estrutura (radial ou diagonal) dos originais
  • Oferecer as mesmas aplicações (misto, passeio, carga, entre outros). 

Outro ponto é que pneus reformados devem apresentar uma marcação nas laterais indicando se tratar de um pneu reformado (remold, recauchutado ou recapado), além de informações como o nome do reformador, seu CNPJ, número de lote e símbolo do Inmetro. 

Os pneus remold são seguros?

Embora os pneus remold sejam legalizados, a questão da segurança ainda gera debates. Alguns especialistas defendem que os modelos produzidos por empresas idôneas e seguindo as normas do Contran/ Inmetro possuem níveis semelhantes de segurança em relação aos novos. 

No entanto, outros especialistas alertam sobre possíveis riscos, como:

  • Desgaste irregular – a carcaça utilizada no processo de recapagem pode ter imperfeições ou desgastes pré-existentes, que podem agravar com o uso, comprometendo a proteção. 
  • Dificuldade de detecção de danos – a banda de rodagem original pode ser removida, assim fica mais difícil identificar possíveis rachaduras ou outros danos estruturais. 
  • Menor aderência em condições climáticas desfavoráveis – chuvas, neve, lama ou piso molhado, por exemplo, os pneus remold podem não se comportar como os originais, aumentando o risco de aquaplanagem ou perda de controle do veículo. 
Pneu remold pode ser menos seguro que o original - Foto: Freepik
Pneu remold pode ser menos seguro que o original – Foto: Freepik

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Vale a pena?

Vai depender do seu orçamento e condições de uso no dia a dia. Se você faz pequenos percursos, dirige de forma segura, principalmente na chuva, o remold pode ser uma opção. 

Agora se utiliza o veículo em estradas que não estão em boas condições, o ideal é mesmo o pneu original. 

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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