A profissão de taxista é uma das mais tradicionais do Brasil. No entanto, com as mudanças nos serviços de transportes, algumas coisas mudaram no setor. Veja o que é preciso para ser um taxista em 2024!
Como ser um taxista em 2024?
Levar as mais distintas pessoas aos mais diferentes destinos é o ofício no Brasil e no mundo que atende pelo nome de taxista.
A virtuosa profissão é extremamente tradicional no mundo todo, e mesmo com as atualizações nos modais de transportes, essa ocupação permanece bastante numerosa em países como o nosso.
Dessa forma, se você se identifica com essa jornada e busca se tornar um profissional desta área, veja o que é preciso para se tornar um taxista em 2024!
Como faço para ser taxista?
Para se tornar um taxista, o primeiro passo é ter a classificação EAR na CNH.
A sigla ‘’EAR’’ significa que o condutor Exerce Atividade Remunerada e portanto está apto a dirigir como forma de sustento.
É necessário uma espécie de curso preparatório para atuar como taxista, além de regulamentar o ofício junto à prefeitura municipal ou governo distrital por meio de uma certificação.
Lei do taxista
A profissão do taxista está regulamentada através da Lei nº 12.468/2011, na Legislação Trabalhista nacional.
A norma estabelece que esse profissional pode exercer sua ocupação através da ‘’utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para transporte público individual remunerado de passageiros’’.
Certificação
Para obter a certificação necessária para atuar como taxista, o profissional precisa solicitar junto à Secretaria Municipal de Trânsito.
O reconhecimento para esta atuação se chama Condutax e se refere ao Cadastro Municipal de Condutores de Taxi, um documento pessoal e intransferível.
Assim, o futuro taxista precisa realizar um curso para especialização com conteúdos sobre a profissão por meio de uma escola credenciada do município ou governo distrital.
Requisitos para ser taxista
-
Concluir o curso preparatório e conquistar o certificado
-
Estar com a CNH atualizada e com a sigla EAR para atividade remunerada
-
Certidão de Antecedentes Criminais
-
Inscrição no INSS
-
Possuir celular smartphone com Android ou IOS
-
Ter máquina de cartões de débito e crédito
-
Documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de endereço, foto, etc
Para avançar na certificação de taxista, o candidato pode recorrer aos meios digitais ou físicos, a depender da região em que vive.
Custos
Para se tornar um taxista profissional é preciso investir cerca de R$ 2.500, segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
O investimento é feito para aluguel ou aquisição da licença como forma de liberação para atuação.
No entanto, os valores podem variar dependendo da localização em que o profissional reside.