Octanagem: entenda como ela influencia no consumo e na potência do veículo
Muito se fala em octanagem. Contudo, é importante entender o que é, de fato, a octanagem e saber como ela influência no consumo e na potência do veículo.
Muito tem se falado na octanagem ou no ou índice de octano da gasolina e como isso pode influenciar no consumo e na potência do veículo. Contudo, antes de mais nada, é importante entender o que ela é, de fato.
Pensando nisso, o Garagem 360 e Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, explicam o que é e como ela pode melhor o desempenho do motor.
O que é octanagem
A octanagem é um número que indica a capacidade dos combustíveis de resistir a altas temperaturas e pressões na câmara de combustão do motor antes de detonar. Ou seja, sem que a faísca da vela seja disparada pelo sistema de ignição. Quanto maior a octanagem, maior a resistência à detonação e melhor o desempenho do veículo.
Por exemplo, quando é dada a partida, os pistões começam a se movimentar dentro dos cilindros, fazendo pressão no combustível que está lá. O combustível, em mistura com o ar dentro do cilindro, resiste ao máximo a essa pressão e ao aumento de temperatura até que a vela de ignição produza a centelha para sua queima, o que faz o carro se movimentar. Essa resistência é a octanagem.
“Um combustível com octanagem baixa pode causar a famosa “batida de pino”, quando acontece uma pré-ignição dentro da câmara de combustão antes da centelha da vela, aumentando a temperatura. Esse problema parece inofensivo, mas a médio e longo prazo pode causar sérios e caros danos ao pistão, cilindro e cabeçote do motor”, alerta Gilberto.
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Como descobrir a octanagem do combustível
Existem dois métodos para calcular a octanagem de um combustível: o RON (Número de Octanas Pesquisa, na sigla em inglês) e o MON (Número de Octanas Motor, em inglês).
O RON observa a resistência do combustível à detonação em um motor-padrão, usados nos testes das montadoras de veículos, com compressão variável e rotação de 600 rpm.
Já o MON, faz a mediação com mistura de ar-combustível pré-aquecida no cilindro de combustão, ponto de ignição variável e velocidade do motor de 900 rpm.
No Brasil, o índice usado para quantificar a octanagem de um combustível é o RON. As distribuidoras idôneas oferecem produtos dentro das especificações ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Hoje, a gasolina comum e a gasolina aditivada vendidas no País devem ter no mínimo 92 octanas RON (com 93 RON a partir de 01/01/2022).
Gasolina de alta octanagem
Veículos com motores de alto desempenho, como os esportivos de luxo, por terem maior potência, precisam de combustíveis com maior octanagem. Para estes carros, o indicado é abastecer com gasolina premium.
“Segundo a ANP, as gasolinas de alta octanagem devem possuir um mínimo de 97 RON. Abastecer o veículo com octanagens muito acima disso não traz ganho de potência para o motor”, explica Gilberto.
“Mesmo os motores de baixa cilindrada ou flex podem ser abastecidos com combustível de alta octanagem. O impacto, porém, é mais perceptível em veículos com motores de alto desempenho”, acrescenta Gilberto.
Octanagem ou aditivados
Combustíveis premium e aditivados possuem detergentes dispersantes que ajudam a limpar o motor de resíduos, protegem e lubrificam as partes internas para se movimentarem mais suavemente, reduzindo o gasto de energia.
Além dos benefícios a médio e longo prazo para a saúde do motor, as distribuidoras contam com os aditivos para ajudar a melhorar ainda mais a performance dos veículos.
“Abastecer frequentemente com combustíveis aditivados evita o acúmulo de partículas que prejudicam o desempenho do motor, principalmente a médio e longo prazo”, conclui Gilberto.
A diferença entre os combustíveis premium e aditivados é a octanagem. Enquanto os combustíveis aditivados têm o mesmo índice de octanas que os combustíveis comuns (no mínimo 92 octanas RON para a gasolina), os premium tem uma octanagem superior.
Carros mais vendidos em agosto
Na galeria, confira quais foram os 30 carros mais vendidos em agosto. Os dados são da Fenabrave e a galeria conta também com as picapes, que são classificadas como comerciais leves pela federação dos distribuidores,e, portanto, ficam em um ranking separado dos automóveis.
- 1- Chevrolet Onix: 10.609 unidades |Foto: Divulgação/Chevrolet
- 1- Chevrolet Onix: 10.609 unidades |Foto: Divulgação/Chevrolet
- 2- Fiat Strada: 8.690 unidades |Foto: Divulgação
- 2- Fiat Strada: 8.690 unidades |Foto: Divulgação
- 3- Hyundai HB20: 8.489 unidades |Foto: Divulgação/Hyundai
- 3- Hyundai HB20: 8.489 unidades |Foto: Divulgação/Hyundai
- 4- Volkswagen Gol: 7.912 unidades |Foto: Divulgação/VW
- 4- Volkswagen Gol: 7.912 unidades |Foto: Divulgação/VW
- 5- Volkswagen T-Cross: 6.455 unidades |Foto: Divulgação/VW
- 5- Volkswagen T-Cross: 6.455 unidades |Foto: Divulgação/VW
- 6- Fiat Argo: 6.040 unidades |Foto: Divulgação
- 6- Fiat Argo: 6.040 unidades |Foto: Divulgação
- 7- Chevrolet Onix Plus: 5.974 unidades |Foto: Divulgação/Chevrolet
- Chevrolet Onix Plus. (Foto: Divulgação/Chevrolet)
- 8- Chevrolet Tracker: 5.899 unidades |Foto: Divulgação/Chevrolet
- 8- Chevrolet Tracker: 5.899 unidades |Foto: Divulgação/Chevrolet
- 9- Jeep Compass: 5.221 unidades |Foto: Divulgação/Jeep
- 9- Jeep Compass: 5.221 unidades |Foto: Divulgação/Jeep
- 10- Jeep Renegade: 5.211 unidades |Foto: Divulgação/Jeep
- 10- Jeep Renegade: 5.211 unidades |Foto: Divulgação/Jeep
- 11- Fiat Toro: 4.824 unidades |Foto: Divulgação/Fiat
- 11- Fiat Toro: 4.824 unidades |Foto: Divulgação/Fiat
- 12- Ford Ka: 4.617 unidades |Foto: Divulgação/Ford
- 12- Ford Ka: 4.617 unidades |Foto: Divulgação/Ford
- 13- Hyundai Creta: 4.434 unidades |Foto: Divulgação/Hyundai
- 13- Hyundai Creta: 4.434 unidades |Foto: Divulgação/Hyundai
- 14- Fiat Mobi: 4.275 unidades |Foto: Divulgação/Fiat
- 14- Fiat Mobi: 4.275 unidades |Foto: Divulgação/Fiat
- 15- Volkswagen Polo: 3.427 unidades |Foto: Divulgação/VW
- 15- Volkswagen Polo: 3.427 unidades |Foto: Divulgação/VW
- 16- Volkswagen Virtus: 3.240 unidades |Foto: Divulgação/VW
- 16- Volkswagen Virtus: 3.240 unidades |Foto: Divulgação/VW
- 17- Nissan Kicks: 3.202 unidades |Foto: Divulgação/Nissan
- 17- Nissan Kicks: 3.202 unidades |Foto: Divulgação/Nissan
- 18- Volkswagen Saveiro: 3.197 unidades |Foto: Divulgação/VW
- 18- Volkswagen Saveiro: 3.197 unidades |Foto: Divulgação/VW
- 19- Toyota Corolla: 3.196 unidades |Foto: Divulgação/Toyota
- 19- Toyota Corolla: 3.196 unidades |Foto: Divulgação/Toyota
- 20- Honda HR-V: 2.795 unidades |Foto: Divulgação/Honda
- 20- Honda HR-V: 2.795 unidades |Foto: Divulgação/Honda
- 21- Fiat Uno: 2.721 unidades |Foto: Divulgação/Fiat
- 21- Fiat Uno: 2.721 unidades |Foto: Divulgação/Fiat
- 22- Toyota Hilux: 2.690 unidades |Foto: Divulgação/Toyota
- 22- Toyota Hilux: 2.690 unidades |Foto: Divulgação/Toyota
- 23- Volkswagen Voyage: 2.455 unidades |Foto: Divulgação/VW
- 23- Volkswagen Voyage: 2.455 unidades |Foto: Divulgação/VW
- 24- Renault Kwid: 2.260 unidades |Foto: Divulgação/Renault
- 24- Renault Kwid: 2.260 unidades |Foto: Divulgação/Renault
- 25- Hyundai HB20S: 2.259 unidades |Foto: Divulgação/Hyundai
- 25- Hyundai HB20S: 2.259 unidades |Foto: Divulgação/Hyundai
- 26- Volkswagen Nivus: 2.149 unidades |Foto: Divulgação/VW
- 26- Volkswagen Nivus: 2.149 unidades |Foto: Divulgação/VW
- 27- Ford EcoSport: 2.106 unidades |Foto: Divulgação/Ford
- 27- Ford EcoSport: 2.106 unidades |Foto: Divulgação/Ford
- 28- Chevrolet S10: 2.063 unidades |Foto: Divulgação/Chevrolet
- 28- Chevrolet S10: 2.063 unidades |Foto: Divulgação/Chevrolet
- 29- Ford Ka Sedan: 1.947 unidades |Foto: Divulgação/Ford
- 29- Ford Ka Sedan: 1.947 unidades |Foto: Divulgação/Ford
- 30- Honda Civic: 1.847 unidades |Foto: Divulgação/Honda
- 30- Honda Civic: 1.847 unidades |Foto: Divulgação/Honda