Novo Renault Sandero tira nota baixa em teste de colisão: mas o que isso quer dizer?

Na última quinta-feira (15) foi divulgado o resultado do teste de colisão do novo Renault Sandero. O teste foi feito na Europa pelo...

Na última quinta-feira (15) foi divulgado o resultado do teste de colisão do novo Renault Sandero. O teste foi feito na Europa pelo Euro NCAP (instituição equivalente ao Latin NCAP) e certificou o modelo com apenas duas estrelas, resultado bem abaixo da média para um modelo novo.

Entretanto, há alguns pontos que precisam ser analisados sobre essa classificação, já que o que derrubou a nota foi a ausência de um sensor que poderia acabar com a proposta do veículo, que é a de ser um hatch popular.

Novo Renault Sandero: nota em teste de colisão

Primeiramente, o modelo avaliado não foi bem o novo Renault Sandero. Na realidade, foi a versão feita pela Dacia. Sendo assim, o Euro NCAP levou para o teste de colisão o Dacia Sandero Stepway de nova geração, já que a marca romena é a responsável pela produção do veículo no velho continente.

Das cindo estrelas possíveis, o hatch teve como nota final apenas duas. De acordo com o relatório do Euro NCAP, essa classificação foi por conta do sistema autônomo de frenagem do modelo. Como ele utiliza apenas um radar, e não uma câmera, o dispositivo de segurança não é capaz de detectar pedestres e ciclistas, apenas outros veículos.

Com isso, não há como evitar de modo autônomo a colisão com pessoas ou bicicletas. Entretanto, a proteção aos ocupantes do novo Renault Sandero foi boa. A carroceria suportou bem os impactos, o que poderia ter classificado o hatch como um carro quatro estrelas para o padrão europeu.

Porém, como o Euro NCAP exige que haja esse reconhecimento de pedestres e ciclistas, a nota foi cortada pela metade. E isso mesmo com o carro superando os 70% na proteção para adultos e crianças.

Inseguro?

É evidente que os testes de colisão são importantes e foram fundamentais para o aumento da segurança dos carros. Só que com essas novas exigências do Euro NCAP, a nota baixa dá a entender que o Sandero não seria seguro para os ocupantes. E o próprio relatório da instituição atesta que o carro oferece uma boa proteção.

Por ser um veículo de entrada, instalar uma câmera frontal com essa capacidade poderia encarecer o Sandero, tornando o carro inviável para a sua proposta.

E ao analisar a lista de equipamentos da versão Stepway europeia, o que não falta é equipamento de segurança: são seis airbags ao todo, os bancos contam com estrutura reforçada e proteção para a coluna cervical, além do já citado sistema de frenagem ativa e o alerta de ponto cego.

Outro ponto é que o hatch utiliza a plataforma do novo Clio, base essa que trouxe diversos reforços estruturais para a nova geração do Sandero.

Com todos esses equipamentos, e com o índice de proteção ao ocupantes, é difícil classificar o novo Renault Sandero como inseguro. Principalmente ao compará-lo com o mercado brasileiro, já que muitos desses equipamentos só estão em modelos maiores e mais caros.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA