Desde 2019 especula-se, em diversas ondas na mídia especializada, sobre a chegada ao Brasil da Exeed, divisão de veículos do segmento premium da montadora chinesa Chery. Isso deve finalmente se concretizar em breve. A Exxed confirmou o lançamento de três modelos no País, dois SUVs e um sedã – todos híbridos ou elétricos.
Saiba quais são os carros premium que a marca Exeed trará ao Brasil
Segundo nota da Chery distribuída à mídia especializada, a Exeed iniciará a sua operação no mercado brasileiro com três modelos: o SUV híbrido plug-in (PHEV) RX, o sedan E03 e o SUV E0Y – sendo os dois últimos veículos 100% elétricos (BEV).
A empresa, entretanto, não divulgou quando os modelos serão vendidos no mercado brasileiro nem deu detalhes sobre o seu planejamento quanto à estrutura operacional no País – e neste ponto temos de retroceder ao terreno das especulações.
VEJA TAMBÉM
Ao que tudo indica, o primeiro a desembarcar, ainda neste ano, será o SUV híbrido plug-in (PHEV) Exeed RX, o único do trio que já está na linha de produção – os BEVs E03 e E0Y ainda encontram-se em fase de desenvolvimento e chegariam a partir de 2024.
O SUV Exeed RX PHEV
Vendido atualmente no mercado chinês (e também na Rússia), o Exeed RX apresenta o visual de um crosover cupê com linhas modernas – a grade intermediária sem bordas e as luzes diurnas (DRL) em forma de X em ambos os lados permitem que a face frontal seja vanguardista, atendendo à tendência estética atual. O carro foi premiado, em 2022, com a medalha de ouro do International Design Awards (IDA).
No interior, destacam-se duas telas de 12,3 polegadas, central multimídia e painel de instrumentos, que se unem em uma única peça. O pacote de tecnologia traz itens como controlador de velocidade adaptativo, além de outros assistentes de condução.
Operação brasileira independente da Caoa?
Como se sabe, a Chery opera, no Brasil, em parceria com o grupo Caoa, numa joint-venture que se concretiza na fábrica da Caoa Chery em Anápolis-GO – havia também uma outra unidade produtiva em Jacareí-SP, mas essa foi encerrada no ano passado.
Em função da parceria existente, a Caoa reivindica participar da operação da marca de carros premium no Brasil. No entanto, a Chery tem planos para que a Exeed se estabeleça por meios próprios e sem a interferência da Caoa. Segundo publicou a revista Quatro Rodas, “desde março de 2022, comunicados de imprensa direcionados ao mercado brasileiro começaram a ser enviados por uma equipe com base na China. A empresa também criou uma página no Facebook, Exeed Brasil”.