Novo Jeep Compass terá tração integral apenas na variante elétrica topo de linha
Novo Jeep Compass terá tração integral apenas na variante elétrica topo de linha. Veja qual a configuração oferece a tração 4x4.
A Jeep acaba de apresentar a nova geração do Compass, e a estratégia para a tração surpreende: pela primeira vez, a lendária capacidade 4×4 da marca está disponível apenas na versão 100% elétrica do SUV topo de linha.
Novo Jeep Compass terá tração integral apenas na variante elétrica topo de linha
Agora para ter a segurança e o desempenho da tração integral, o consumidor terá que optar pela variante elétrica mais potente e mais cara.
E por falar em potência, a versão elétrica tem de sobra, com impressionantes 380 cv do conjunto com motor duplo. As versões elétricas de entrada e intermediária oferecem 213 cv e 234 cv.
Segundo a Stellantis, grupo que detém a marca Jeep, Fiat, Ram, Peugeot e outras, a variante com tração integral conta com o motor traseiro diferente do utilizado em outros SUVs recém-lançados pelo grupo, como Peugeot 3008/ 5008 e Opel Grandland.
O motor traseiro em questão, gera até 67 cv e torque instantâneo de 23,6 kgfm. Sua principal característica é oferecer mais torque na tração integral em subidas com inclinação de 20% mesmo sem tração nas rodas dianteiras.
Essa tendência de oferecer produtos apenas em versões eletrificadas não é nova. Nos Estados Unidos, o Wagoneer S é vendido apenas como um EV. O modelo é o SUV topo de linha da marca e está cotado para chegar ao Brasil ano que vem.
O Jeep Compass elétrico
Além da motorização forte, o Jeep Compass elétrico possui uma bateria de 74 kWh, prometendo uma autonomia de até 650 km no ciclo urbano WLTP para a versão com tração na dianteira.
No carregamento rápido em corrente contínua de até 160 kW, é possível carregá-lo de 20% a 80% em apenas 30 minutos.
O modelo é construído sobre a plataforma STLA Medium da Stellantis, o que lhe rendeu algumas medidas a mais. A próxima geração chega com 4,55 metros de comprimento (55 mm extras de espaço para pernas nos bancos traseiros).
O porta-malas ganhou 45 litros, chegando a 550 litros, e um novo compartimento interno de 34 litros, que adiciona praticidade ao cotidiano.
No interior, o Compass apresenta um design renovado, com destaque para a central multimídia com tela de 16 polegadas e o painel digital de instrumentos de 10 polegadas. A tecnologia embarcada inclui atualizações remotas (over-the-air), assistente de condução autônoma de nível 2 e um abrangente pacote de segurança.
O que achou da novidade? O Compass deveria ter tração integral nas versões a combustão?
Aproveite e se inscreva no nosso canal do whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Leia também: Nova geração do Jeep Compass tem cor inédita, mas não deve vir ao Brasil
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.