Volkswagen ID Buzz: curiosidades sobre o nome da “Kombi elétrica”

No fim do ano passado, chegou ao Brasil o Volkswagen ID.Buzz ou a nova Kombi. Porém, esse último termo, tão popular por aqui, não é o nome oficial do modelo.

Volkswagen ID Buzz: por que não é chamada de Kombi pela marca?
Foto: Divulgação

Volkswagen ID.Buzz ou Kombi?

Se abordarmos alguns brasileiros perguntando sobre o conhecimento deles sobre o novo Volkswagen ID.Buzz, muita gente não vai saber do que estamos falando.

Porém, se a interação indagar sobre a nova Kombi, certamente, o mesmo público terá boas referências do modelo que popularizou como um dos mais clássicos do país. 

Fato é que a nova Kombi elétrica, recém-chegada ao Brasil, está disponível pela Volkswagen em seu programa de assinatura ‘’Sign&Drive’’.

No entanto, se essa notícia lhe interessa e você quiser experimentar o modelo, a pesquisa terá que ser por ‘’ID.Buzz’’, nome oficial da linha. 

Volkswagen ID Buzz: por que não é chamada de Kombi pela marca?
Foto: Divulgação

Motivo da nomenclatura europeia

O motivo por trás dos nomes distintos que identificam o mesmo modelo tem uma razão muito simples: a cultura e origem da linha na Alemanha e no Brasil.

Na Europa, a Kombi surgiu e segue sendo chamada de ‘’Buzz’’ que significa ‘’Bus’’ ou uma espécie de transporte além dos veículos pequenos convencionais.

Sendo assim, a soma dos termos ‘’ID’’ e ‘’Buzz’’ são as formas encontradas pela Volkswagen para identificar a nova Kombi elétrica, sendo o termo ‘’ID’’ adotado para todas as linhas eletrificadas da montadora.

Com isso, a comercialização do ID.Buzz segue uma estratégia global, que passa, entre outros motivos, pela uniformidade do seu marketing, o que não seria possível com a adoção de uma nome especial para um país ou outro.

Confira o teste do novo Volkswagen T-Cross Highline 2024! 

Volkswagen ID Buzz: por que não é chamada de Kombi pela marca?
Foto: Divulgação

‘’Kombi’’ no Brasil

No Brasil, o ID.Buzz é, para muita gente, a nova Kombi. 

Essa identificação segue a história do modelo utilitário no Brasil, que ganhou força a partir da segunda metade do século XX.

O termo ‘’Kombi’’ nada mais é do que uma adaptação do nome ‘’Kombinationsfahrzeug’’ de origem alemã, utilizada na descrição do disruptivo lançamento dos anos 50. 

Sendo assim, não dá para imaginar o brasileiro mudando a forma de chamar um dos veículos mais conhecidos do país de outra forma, a não ser Kombi.

VW ID.Buzz

A nova Kombi elétrica, disponível no Brasil apenas para programa de assinatura, chegou ao Brasil em 2023, como forma de comemorar os 70 anos da Volkswagen no país. 

Estão disponíveis pacotes para o aluguel do ID.Buzz em 24 ou 36 meses. 

O modelo conta com motor elétrico 150 kW (204 cv) e 31,6 kgfm de torque.

Tais características permitem o ID.Buzz ir de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos com velocidade máxima de 145 km/h.

Sua bateria possui 77 kWh de capacidade (82 kWh brutos), que possibilitam uma autonomia de 337 km segundo o Inmetro. 

O carregamento pode ser integralmente finalizado em 7 horas e 30 minutos ao utilizar um carregador Wallbox de 11 kW de potência.

Volkswagen ID Buzz: por que não é chamada de Kombi pela marca?
Foto: Divulgação

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar