Opções para quem não tem carro, mas não quer ficar a pé

O mercado brasileiro de automóveis possui opções para todos os gostos. No entanto, existem pessoas que, por vários motivos, não podem dirigir ou preferem não investir na compra de um carro. E para estas pessoas, existem outras diversas soluções de mobilidade disponíveis. Veja opções para quem não tem carro, mas não quer ficar a pé.

Opções para quem não tem carro
Conheça alternativas para circular pela cidade (Foto: Pixabay.com)

Opções para quem não tem carro, mas não quer ficar a pé

Aluguel de carro ou carro por assinatura

Foto: Divulgação/Fiat

Começamos falando de uma solução bastante conhecida. Estamos falando do aluguel de carros. Esta prática é bastante conhecida e pode ser uma boa ideia para quem precisa de um carro por um curto prazo. Por exemplo: quem deseja usar um carro durante uma viagem de uma semana ou um mês.

Uma outra vantagem de alugar é que esta pessoa pode escolher o tipo de carro. Agora, se uma pessoa quer contar com um veículo por um longo prazo, você pode optar por um plano de carro por assinatura. Esta modalidade está crescendo em todo o mundo.

VEJA TAMBÉM

A Toyota oferece um serviço de carros por assinatura (Foto: Divulgação/Toyota)

Aqui no Brasil, você encontrará planos oferecidos por marcas tradicionais e marcas premium. O primeiro passo é escolher o veículo. Estes planos de carros por assinatura podem ser de um, dois ou três anos.

Você escolherá também a franquia de quilometragem mensal. Dependendo da marca, o interessado poderá escolher os equipamentos e outros pacotes extras. As principais vantagens é que você não precisará se preocupar com o pagamento do IPVA e pode contar com manutenção 24h.

Compartilhamento de carro (carsharing)

Opções para quem não tem carro
Foto: Pixabay.com

Uma outra solução é o compartilhamento de carros. Este serviço está crescendo em várias regiões do mundo. O carsharing, como ele também é conhecido, nada mais é a possibilidade de várias pessoas compartilharem o mesmo carro. Assim como acontece com  bicicletas ou patinetes, este “aluguel” é por um curto prazo de tempo.

No caso, interessado faz a reserva do veículo por um aplicativo no celular. Os carros estarão estacionados em um lugar específico. Basta você fazer um cadastro no aplicativo e informar o local de retirada e o lugar de entrega do veículo.

Foto: Divulgação/Renault

Sem falar que é possível escolher o tempo de uso. Também existe a possibilidade das pessoas compartilharem o próprio carro. Sem falar do compartilhamento entre colaboradores de uma mesma empresa. Neste último caso, podemos citar as parcerias de carsharing da Renault.

Transporte por aplicativo e Táxi

Foto: Pìxabay.com

Esta solução de mobilidade já é bastante usada pelos brasileiros. Com a evolução da tecnologia e o crescimento dos usuários de internet móvel, algumas empresas passaram a investir em serviços de transporte por aplicativo. Uma das mais conhecidas é a norte-americana Uber. Ela chegou aqui no Brasil em 2014 e já está presente em várias cidades.

Outra empresa bem conhecida é a 99. Um dos pontos positivos destes serviços é a praticidade. Você pode pedir uma corrida usando o celular. Sem falar que você pode escolher dentre as várias categorias. Claro, dependendo da sua necessidade.

Foto: Pìxabay.com

Sem falar das vantagens econômicas deste serviço. Lembrando que você pode encontrar outros aplicativos que oferecem os mesmos serviços. Além disso, andar de táxi ainda pode ser uma boa ideia para quem precisa viajar entre dois pontos da cidade. Hoje, muitas empresas oferecem aplicativos para o cliente pedir uma corrida.

Aplicativos de caronas

Foto: Pìxabay.com

Por fim, falaremos de outra solução que vem ganhando novos adeptos. Estamos falando dos aplicativos de caronas. Eles até parecem com os aplicativos acima. Mas neste caso, tanto o motorista quanto o passageiro estão indo para o mesmo lugar.

Normalmente, a pessoa faz o cadastro em um dos aplicativos e procura por uma carona para o lugar desejado. Dentre os aplicativos mais famosos, podemos destacar o BlaBlaCar e o Waze Carpool.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar